Sobre o Blog


Mingau branco
Numa tigela imaculada -
A luz do sol do Ano-Novo.
(Josô)

Pois é, rejubilem-se comigo os leitores amigos: o mundo não acabou... e o blog também não, com o fim de 2012. Como ele está relacionado à minha tarefa de coordenação do Mestrado, e os colegas pediram que continuasse fazendo esse trabalho por mais alguns meses, até a avaliação trienal da Pós pela Capes, então ele ganhou uma sobrevida. E como também tem ganhado seguidores (mais de 130 assinantes!) para além das relações com a UNICAP e com o Recife, talvez ainda sobreviva depois, a serviço dos estudos de Ciências da Religião no país. É isso: muita coisa que está à morte e por cair na escuridão, de repente renasce, noutros níveis!

Nos últimos meses, o blog tem recebido mais de 12 mil visualizações de página mensais: a maioria das pessoas está acessando de Portugal, dos EUA e da França, além do Brasil, claro; e das cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (seguidas das capitais nordestinas), mas principalmente do Recife, como era de se esperar. Os conteúdos mais acessados no último ano, tirando as páginas de informações sobre o Programa, foram de Livros para baixar, Vale do Amanhecer no Fórum (onde tivemos de moderar uma intensa disputa hermenêutica pelos comentários, há, há), Preparatório para Ciências da Religião (que levou mais de 230 participantes pro nosso cursinho virtual) e Como apresentar um Projeto de Pesquisa.

As postagens mais acessadas diretamente na sequência, depois desses conteúdos mais gerais e acadêmicos, dão ideia dos temas que interessaram aos nossos leitores: História das religiões (com 509 visualizações em 2012!) e Cuidado com a Magia Negra (428 visualizações) foram escritas ainda em 2011; seguindo-se as novas, sempre em ordem decrescente de acessos: Fraternidade BrancaLuiz Gonzaga e religião, Para onde vão as religiões?!, Magia Negra cresce em Pernambuco e Conspiração religiosa na Rio+20. Dentre as crônicas que escrevi, considero mais significativas no ano as seguintes: Jesus, histórico?!, Para onde vão os estudos da religião?, Paz entre as religiões, paz entre os povos, Fausto tá no cinema, Dança e religião, Questão de fé no São João, Programa de índio, Dia das mulheres: nas Igrejas também?! e Fé na educação: como ensinar religião?.

2013 nos reserva boas caminhadas pra vida (Caminho de Santo Amaro) e, ainda mais, pro Mestrado (Quarta andança). Estamos ajudando a gestar projetos de gente (vai chegar mais um menino lá em casa!) e de sabedoria também (Mais amor). Espero que no ano novo a gente veja sempre mais luz, em meio ao mingau de sempre, e que possa seguir tecendo juntos, por aqui, os berços de um novo tempo! Abraços,

Gilbraz, janeiro de 2013.

- o -


...
Vamos ao balanço do blog em 2011? Pois então, terceiro ano desta experiência de compartilhamento de estudos e de vivências: foram quase duas postagens por dia e, no último semestre, o nosso blog subiu para cerca de 3.200 visitas por mês (no ano, foram quase 60 mil páginas vistas!). Já fomos visitados por gente que a gente nem conhece, de 850 cidades distribuídas por 58 países do mundo (além do Recife, sobretudo do Rio e BH; além do Brasil, principalmente de Portugal, França e EUA). Finalizamos uma enquete sobre vida alienígena e religião e analisamos a pesquisa sobre sacrifício ritual. Começamos agora também uma outra, sobre a laicidade à brasileira (a votação está aberta aí na coluna à esquerda). Fizemos uma arrumação no desenho deste bloco de notícias, para deixá-lo mais limpo e atraente, todavia desistimos de uma mudança radical para lhe dar um design mais dinâmico: porque lembramos que 2012 será o seu último ano. Não, nada a ver com apocalipse maia. Sim, este blog deve acabar junto com a nossa tarefa de coordenação do Mestrado, com término previsto pra janeiro de 2013. Já tou até com saudades - do blog!
...
Continuamos maravilhados com as possibilidades pedagógicas da internet, seja na educação a distância, seja como complemento da educação presencial. Ambientes Virtuais bem desenvolvidos para educação a distância, como o Adobe Connect, fazem a gente sonhar. Mas já temos ferramentas gratuitas satisfatórias,  como a regional Redu ou a tradicional Moodle, ou feito o cunjunto de trecos articuláveis oferecido pelo Google, ou então como a plataforma iTunes U (que permite disponibilizar de palestras a aulas, filmes, laboratórios, audiolivros, passeios e visitas virtuais para estudantes), ou até a ensaiada e disponibilizada pelo Project Rome da própria Adobe. Mesmo as redes sociais (como Facebook e Ning) podem se transformar em ambientes colaborativos para educação.Também se ampliam os Aparelhos de Conexão dos estudantes com esses Ambientes: o Governo de Estado está entregando Tabuletas Digitais para os estudantes do ensino médio e, também em 2012, cada aluno do Colégio Atual de Pernambuco irá estudar com um Tablet, que conta com livros digitais, exercícios e laboratórios virtuais, simuladores e animações, filmes e jogos que podem ser acessados pela internet... Os roteadores substituem os laboratórios de informática, os leitores digitais ameaçam a tinta e o papel... E surge um debate: Tablets na escola ou Tablets como escola?! Até a Biblioteca Nacional vai encarar a discussão sobre o futuro dos livros e materiais didáticos!
...
Nós já usamos de forma rudimentar o suporte de ambiente virtual para o nosso Mestrado e nos servimos também de espaços pedagógicos na internet, mas percebemos sempre mais anseio pelo uso de interação virtual pelos nossos professores e estudantes, de programas digitais para dinamizar os nossos cursos; descobrimos também o interesse por novos padrões de "livros" para baixar e para confeccionar ou adquirir.  Mas a rede mundial de computadores não nos interessa apenas como meio pedagógico: queremos também analisar a aura religiosa incrustada entre os seus fins. Já sabíamos que esse mundo virtual acalenta mesmo uma nova espiritualidade, mas continuamos investigando criticamente os contornos dessa religião virtualizada. Enfim, temos certeza de que a internet pode estar a serviço da fé e inclusive virar uma religião - ou no mínimo pode trazer um lampejo de eternidade. Seguimos orgulhosos em poder colaborar, através das notícias e reflexões deste blog, sobre antigas e novas tradições de sabedoria, com a comunidade que estuda  Ciências da Religião em nossa "aldeia global". Pernambuco continua "falando para o mundo", como se dizia numa antiga rádio do Recife! Pelo menos até o começo do ano que vem, né? Vejam a programação do semestre aí em Atividades e bom 2012: como parece que o mundo não se acaba ainda, vamos estudar e viver com gosto!.

Gilbraz, janeiro de 2012.

- o -



Passou mais um ano e vou subir a serra novamente, atrás do santo. Queria aproveitar o ensejo oportuno para fechar o balanço do nosso blog em 2010. Chegamos a 700 postagens nesse segundo ano de existência e, segundo o Google Analytics, tivemos mais de 16.000 visitas ao blog nesse ano e em ritmo crescente: mais de 2.400 no último mês. Tem mais: fomos visitados de 36 países e de 303 diferentes cidades do planeta. Como cantava Luiz Gonzaga, "são dez cabeça é muito pouco é quase nada, mas não tem outras mais bonitas no lugar"!

Uma coisa sobre a qual tenho pensado com a experiência de escritura deste blog, cada vez mais interativo por meio dos comentários diretos (mais de 150 foram publicados) e dos e-mails que chegam discutindo os posts, é que estamos entrando em um novo e alviçareiro tempo na produção do conhecimento e na educação. Os artigos mais reflexivos vão sendo entremeados com as notícias das nossas atividades de pesquisa e convivência e as novas tecnologias sempre mais Wiki, proporcionadas pela última geração da internet, permitem a criação colaborativa de hipertextos e links multidirecionais, com os quais entrelaçamos teoria e prática, trabalho e lazer, intercambiamos autor e leitor.

Como dizia Gandhi, "os meios já contêm os fins", e esses meios virtuais novos, se bem administrados, podem ajudar numa prática epistemológica de controvérsias, que é desejável em toda ciência - mormente sobre as religiões e o religioso. Pois o campo científico de estudos do fenômeno religioso somente pode esclarecer o mistério assombroso sobre o qual se dedica através da tensão sempre reavivada, entre e além, de tese e antítese, do sagrado e do profano, do acadêmico e do crente.

Tou feliz por estar aprendendo a fazer esse diálogo e colaborando para uma outra pedagogia possível. Desejo que tenhamos todos, com as bênçãos de tudo o que é de santo, um bonito 2011. Fiquem com a prece à irlandesa dos amigos com quem percorreremos o Caminho de Santo Amaro: “Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, que os Deuses te guardem nas palmas de Suas mãos..."

Gilbraz, janeiro de 2011.

- o -



A comunicação com os outros – e com o Outro – me seduz desde sempre. Quando moleque, fui coroinha e tocava sino, escrevia e mimeografava o jornalzinho dos escoteiros. Passando pelo seminário (das "pequenas fraternidades", à época de Dom Helder), escrevi os boletins do Encontro de Irmãos e coordenei a edição, em offset, do Jornal Mandacaru – “serviço da tendência democrática e libertadora nas Igrejas Cristãs do Nordeste” (um pouco pretensioso!). Então descobri a internet e ampliei os horizontes: mantive por três anos uma comunidade virtual e ecumênica de estudantes de teologia nos Grupos do Portal MSN, chamada Oratório Virtual. Depois, criei umas salas no Portal Universia para suporte virtual às minhas aulas e grupo de estudos na Universidade Católica de Pernambuco. Aí aprendi com os estudantes a entrar em rede no Orkut e comecei a ensaiar um espaço, A-notações Digestivas, para compartilhar ideias.

Mais institucionalmente, aqui na UNICAP, fiz em 1999 para o Pe. Jaime e a Teologia o primeiro site de Departamento da Universidade, cuja última atualização ainda pode ser vista por aqui. Depois disso, peguei gosto pela Grande Rede de Computadores, projetei um curso de teologia a distância (que nunca saiu do papel!), idealizei o site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife e acabei criando, juntamente com o Prof. Jessé, as primeiras disciplinas semipresenciais através do Teleduc na Católica, em 2008. Nesse mesmo ano, pela mobilização e treinamento dos professores, conseguimos que o Curso de Teologia na Universidade se tornasse o primeiro a oferecer 20% do currículo pela internet, o que dinamizou os estudos de todo mundo, mas, sobretudo, beneficiou padres e pastores(as) que podem agora fazer atualização e cursos a distância.

Então veio este bloco de notícias oficioso do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP (primeiro blog relacionado à Universidade), que vai completar um ano no final deste janeiro. Blog é um site de atualização rápida a partir de artigos, ou "posts", com linguagem informal e interativa e organizados de forma cronológica inversa. Este, apareceu como tentativa amadora de dinamizar as comunicações do nosso Programa de Pós-graduação, cuja coordenação acabara de assumir. A ideia era compartilhar a vida das pessoas envolvidas, noticiar publicações importantes do nosso pessoal ou para os nossos corpos discente e docente, divulgar palestras e congressos na área e a programação dos nossos cursos e atividades. Principalmente, provocar pesquisas e socializar as dissertações do Mestrado. Com a ajuda e a crítica dos colegas professores do nosso colegiado, com o estímulo de muitos antigos e novos estudantes, vamos chegando então ao primeiro janeiro, cheios de alegria e novidades.

Criamos um menu horizontal com as páginas principais e estamos ajustando uma imagem como logotipo do nosso espaço (a ideia é de lírios que brotam dos pântanos... reminiscência da flor-del-lis escoteira?!). Nas seções permanentes (à esquerda do blog), melhoramos o fórum de debates e começamos uma quarta enquete; compartilhamos agora músicas (que podem ser apreciadas durante a leitura), e acrescentamos livros e vídeos de referência aos links para os endereços significativos da nossa área de estudos. Estamos melhorando também as citações de jornais e enciclopédias de interesse. E na coluna da direita, aonde vão aparecendo as notícias mais novas, que depois podem ser consultadas por assunto no primeiro menu (ou cronologicamente, clicando em "postagens mais antigas" no final da página), estamos abrindo todas as postagens para comentários e debates interativos pelos leitores.

Aos poucos vai amadurecendo uma experiência que, segundo o Google Analytics, recebeu mais de 9.600 visitas neste primeiro ano, sendo que cada visitante passa um tempo médio de 6 minutos no blog. 33% do nosso tráfego é direto, o que significa que temos um bom percentual de visitantes cativos – e o restante vem através de motores de pesquisa (7%) e de links de outros sites (60% - dos quais 21% passa pelo portal da UNICAP, onde fomos linkados pelo Pe. Kiko, nosso webmaster, a quem agradecemos, também pelo estímulo e orientações de sempre). Além dos visitantes brasileiros, temos um percentual grande de tráfego de Portugal e de outros países de língua portuguesa, mas também da América Latina e dos Estados Unidos (certamente o tradutor que instalamos no blog está ajudando). Já recebemos visitas de mais de sessenta cidades do mundo:


Até agora, neste ano inaugural, geramos 310 postagens: em parte emprestadas do Boletim Unicap e de outras fontes noticiosas, mas em grande parte geradas autoralmente como notícias ou crônicas nossas, em alguns serões solitários pelas noites afora. Já li que escreve um blog quem é apaixonado pelo seu tema – e assevero que é assim mesmo! Também colaborou para a iniciativa ganhar esse porte todo a nossa paixão pela fotografia, pois as imagens para o blog ou vieram de sites abertos de divulgação ou do nosso banco particular de fotos. Com isso, inclusive, a iniciativa foi toda desenvolvida a custo zero. Mesmo a publicidade que realizamos, vinculando o blog – através de um bode e outros bichos – ao novo edital do Mestrado, foi através de malas de e-mails ou da iniciativa “Promova” do Orkut: tudo de graça, por meio de redes de amigos.

Tendo demonstrado, assim, a importância e a plausibilidade desse bloco de notícias virtual, resta agora pensar em formar uma equipe para colaborar mais de perto na sua manutenção, além de aprofundar algumas questões relacionadas aos direitos sociais sobre a cultura, que foram surgindo na escritura do blog. Respeitamos os Termos de Uso das nossas fontes – e deixamos de noticiar importantes eventos e publicações, porque não obtivemos permissão a tempo ou a contento para uso das suas informações. Mas, sobretudo devido às transformações que a internet vem provocando na compreensão de direito autoral (e, ademais, em toda produção cultural, como mostra a revista Manière de Voir), há um campo nebuloso sobre o uso das nossas imagens e textos que precisamos esclarecer (estudo a reserva de alguns direitos pela associação Creative Commons). Mas os desafios são proporcionais às realizações!

De forma que agradeço o apoio recebido dos leitores e os convido a colaborar ainda mais ativamente na produção e discussão das postagens deste blog: enviem sempre as notícias sobre os estudos religiosos interessantes em nossa região ou para o nosso Mestrado. Passarei uns dias na estrada, mas “bem cedo junto ao fogo” – como cantávamos nos acampamentos de priscos tempos – “voltaremos a nos ver”, nesta infovia onde se escreve o futuro da comunicação e da pedagogia! Aproveito para desejar a todos um ano novo de firmes diálogos e abençoados estudos!

Gilbraz, janeiro de 2010.