26 de out. de 2011

APROXIME-SE DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Curso Preparatório para o Mestrado

Em novembro agora vamos começar a oferecer mais uma vez, pela internet e gratuitamente, uma iniciação ao campo de Estudos da Religião. Trata-se de um curso aberto, através do TELEDUC, de Aproximação às Ciências da Religião, destinado a pessoas que têm interesse no nosso Mestrado. Nele será possível acessar textos e audiovisuais de apresentação à nossa área de estudos, além de interagir mais ativamente com os colegas e de contar com guias de pesquisa em sites e bibliotecas na rede mundial de computadores. Com isso o candidato pode discernir melhor a sua linha de pesquisa e se preparar para o processo seletivo da oitava turma, que será em fevereiro.

Desse modo, além das disciplinas isoladas e seminários abertos oferecidos aos alunos especiais, além das atividades de extensão abertas ao público interessado, os candidatos ao nosso Mestrado poderão contar com mais um espaço, virtual, para nivelamento da turma e iniciação às Ciências da Religião. De fato, o campo de conhecimento da gente é interdisciplinar e recebe colaborações teóricas e estudantes das áreas de História e de Hermenêutica, dos cursos de Sociologia, Antropologia e Psicologia, bem como de Filosofia, Linguística e Teologia, entre outros – exigindo, contudo, que tais aportes disciplinares e metodológicos sejam redimensionados epistemologicamente com base na comparação empírica dos fatos e na busca hermenêutica de significados, através de uma lógica dialogal (as Ciências da Religião se articulam em torno da cultura epistemológica das controvérsias).

O espaço propedêutico que estamos criando visa, assim, a socialização das questões comuns e dos conceitos fundamentais do nosso curso, para o público de formação heterogênea que chega a um Mestrado interdisciplinar. Se você tem interesse, portanto, em cursar o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP – ou conhece alguém que o deseja – não deve perder a oportunidade de adquirir um vocabulário básico e de inteirar-se dessa gramática da nossa área de conhecimento e pesquisa. Participe desse treinamento, que ocorrerá no mês de novembro vindouro, na forma de estudo dirigido (a pessoa faz o seu horário para estudar), inteiramente pela internet e de graça. 
.
As inscrições já estão abertas aqui.

Um comentário:

  1. Ai que saudades quando comecei a ler e participar do TELEDUC. Participem, é um portal importante para o mestrado!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!