21 de out. de 2011

LIVROS PARA BAIXAR

Outro dia noticiamos e comentamos aqui que os livros digitais estão vendendo mais do que os livros de papel, que as revistas e jornais estão se virtualizando. Mesmo no Brasil, o Google já deve começar a vender e-books nos próximos meses, enquanto Amazon e Kobo preparam suas prateleiras virtuais. A maior parte das críticas que vimos sobre o fato, porém, foi que ainda é difícil encontrar publicações digitais em português, ainda mais publicações gratuitas. Então, vamos ampliar o nosso serviço de utilidade pública e apresentar agora uma lista de endereços onde é possível encontrar e-books gratuitos na internet. Aproveitem e compartilhem também outros endereços nos comentários...

Open Library é um projeto sem fins lucrativos do Internet Archive e da Fundação Austin. O projeto consiste na disponibilização crescente de milhares de livros para download legal ou leitura on-line. Atualmente são 750 mil exemplares e, embora a língua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados livros em cerca de 40 idiomas. Também faz parte do acervo preciosidades históricas.
http://openlibrary.org/

Livros Grátis disponibiliza quase 3000 livros gratuitos em português, e algumas dezenas de resumos de obras conhecidas desde Eça de Queirós, Jorge Amado ou Camilo Castelo Branco. A página de religião tem mais de 70 livros, todos grátis.
http://www.livrosgratis.net/

Justfreebooks realiza buscas dentro de mais de 700 sítios de livros grátis. Entre os resultados encontram-se textos de domínio público, livros de conteúdo livre, áudio-livros gratuitos, também em português.
http://www.justfreebooks.info/es/index.php
...
Biblioteca Virtual de Literatura: na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata.
http://www.biblio.com.br/

Ebooksgrátis é mais que um blog, é uma grande biblioteca aberta e gratuita, com obras em português. Mais de 80 livros grátis na área de religiões e espiritualidades.
http://ebooksgratis.com.br/category/livros-ebooks-gratis/religioes-e-espiritualidade/

EbooksBrasil é uma biblioteca aberta a todos os usuários da internet, não é mantida com recursos governamentais, não é um site comercial. Os livros que são colocados aqui não estão aqui por milagre. Alguém está doando seu trabalho na conversão dos livros para eBook, alguém está escrevendo, alguém está escaneando...
http://ebooksbrasil.org/index.html

WikiSource é um acervo digital de livros e textos-fontes que estão em domínio público ou podem ser usados livremente. Há línguas em que possui mais de 100 mil textos. Tem perto de 85 mil livros em português, que podem ser descarregados em formato PDF. Várias obras religiosas estão disponíveis.
http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:P%C3%A1gina_principal

Expresso Literário é mais do que um site que disponibiliza e-books de forma gratuita. É um grupo que fomenta a partilha de livros digitais, ideias e opiniões sobre os livros que são lidos. Aqui você encontra livros, revistas, quadrinhos, áudio-livros, vídeo-aulas e muito material interessante, totalmente de graça.
https://sites.google.com/site/expressoliterariolivros/

Filosofia Ocupada é um blog que nasceu de uma iniciativa do alunado de filosofia da UERJ com intento de ser um instrumento de veiculação de informações de eventos na área e um espaço para diálogo e troca de experiências. Você pode baixar vídeos e livros, como a coleção Os Pensadores.
http://filosofiaocupada.blogspot.com/p/download.html

Virtual Books é uma editora brasileira que disponibiliza e-books gratuitos em diversos idiomas, incluindo o português. Pode-se também comprar ou publicar livros eletrônicos no seu site.
http://www.virtualbooks.com.br/v2/capa/

Saiba mais no blog:
Brasiliana digital.

Bibliotecas digitais de estudos da religião:
http://servicioskoinonia.org/biblioteca/
http://users.ox.ac.uk/~ctitext2/theology/
http://virtualreligion.net/vri/
http://www.bsw.org./
http://www.ccel.org/
http://www.iglesiareformada.com/Biblioteca.html
http://www.mercaba.org/BIBLIOTECA1.htm
http://www.metalog.org/
http://www.multimedios.org/
http://www.religion-online.org/
http://www.religiousworlds.com/index.html
http://www.sacred-texts.com/index.htm

Se você está na rede de computadores do campus da UNICAP,
pode acessar também aqui as Bases de Dados e Periódicos On-line da Biblioteca.

Por fim, se deseja baixar e compartilhar livros e apostilas de grupos de estudo
nas diversas áreas de conhecimento, dê uma olhada nas redes sociais acadêmicas:
http://www.ebah.com.br/
https://passeidireto.com/

3 comentários:

  1. Gilbraz, obrigado pelas dicas!
    Você é muito dedicado à causa da educação, e muito generoso nesse ministério ao qual se dedica!
    Abraço,
    Paulo Botas

    ResponderExcluir
  2. É um cenário que começa a ser cada vez mais possível, consultar todos os livros das bibliotecas nacionais de diferentes países através do computador.

    Na Noruega, pelo menos, esse cenário não é qualquer coisa de distante. É que, ali, a Biblioteca Nacional está a ser digitalizada na íntegra, com processamento de texto incluído, para que possa ser facilmente alvo de pesquisa na rede, como é possível verificar no sítio da internet da instituição.

    É verdade que a Finlândia e o Reino Unido já tinham desencadeado algo de semelhante, como recordava há dias o The Huffington Post, e o Google, por seu lado, tem digitalizado o acervo de bibliotecas e outras instituições em vários países, incluíndo em Portugal, onde começou, em 2008, por digitalizar e disponibilizar livros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

    Mas a Noruega foi mais longe, ao assinar acordos com várias editoras, permitindo a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês aceder a material protegido por direitos de autor. O material isento de direitos de autor estará à disposição de qualquer utilizador da Internet...

    ResponderExcluir
  3. uma nova opção para baixar livros, também de religião:
    http://lelivros.info/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!