26 de out de 2011

MARIANO DEFENDE DISSERTAÇÃO

Por Elano Lorenzato no Boletim UNICAP.
O funcionário do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, Mariano Vicente, graduado em Publicidade e Propaganda, pela Universidade, defendeu na tarde desta terça-feira (25), no anfiteatro do 3º andar do bloco G4, sua dissertação do Mestrado em Ciências da Religião da Católica.

Após a apresentação da dissertação, intitulada “Religião virtualizada: a oferta de bens simbólicos no percurso da religiosidade na internet”, orientada pelo Prof. Dr. Gilbraz Aragão, foi feita a arguição pelos membros da Banca Examinadora, Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, coordenador do curso de Jornalismo da Católica, e da Profª Drª Zuleica Dantas, integrante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Católica. Após o debate e deliberação da Banca, o mestrando recebeu o resultado de que havia sido aprovado.

“Estou me sentindo feliz, porque foi uma fase em que tive que me debruçar muito na pesquisa, mas também tive que dividir essa pesquisa com as dificuldades, os problemas pessoais, com trabalho, com família e com as adversidades da vida, que são inerentes ao ser humano, mas que, para mim, parece que foram maiores (brinca). Acho que a superação dessa etapa da minha vida só dá alegria. O que eu espero daqui pra frente é desenvolver esse estudo que fiz nesse período, publicar uns dois ou três artigos. É o começo. Não é o fim”, conclui o novo mestre em Ciências da Religião, Mariano Vicente.

A dissertação teve como objetivo geral investigar a religião virtualizada com a oferta de bens simbólicos religiosos na internet, a partir da missão dos paulinos, no site da Editora Paulus. O trabalho descreve a cibercultura com seu imaginário tecnológico, identificando como se reconstrói a religiosidade católica no ciberespaço; estuda as práticas de oferta de bens simbólicos on-line e de experiência religiosa proporcionada através das ferramentas tecnológicas no site da Paulus; assim como explora as lógicas, apelos, estratégias mercadológicas do oferecimento de bens simbólicos, nesse contexto do ciberespaço, no qual surge uma religiosidade difusa e sincrética.

Como procedimento metodológico, Mariano optou pela abordagem qualitativa de recorte crítico, descritivo/interpretativo, além da revisão bibliográfica: observação estruturada e análise de site através da técnica da netnografia, complementada por uma hermenêutica transdisciplinar do seu conteúdo. Os resultados demonstram que os elementos constitutivos da nova religiosidade na cibercultura interferem no serviço de evangelização dessa ordem religiosa católica. Esses resultados contribuem para estimular a reflexão com mais consciência sobre a religiosidade, bem como para fomentar o direito à religião esclarecida; além de subsidiar possíveis estratégias otimizadas para a oferta de bens simbólicos religiosos.

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