14 de set de 2009

ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA INTERNET

No ensino superior e na pós-graduação, a educação à distância (EAD) no Brasil caminha a passos de gigante. A oferta de cursos superiores dentro do país cresceu 571% entre 2003 e 2006. Um outro levantamento, de 2007, mostra que o número de alunos avançou 356% em três anos. Segundo o MEC, 73% estão em escolas particulares. Hoje a educação presencial talvez não dê mais conta de algumas exigências de conhecimento que precisam ser trabalhadas de forma rápida e com qualidade. Portanto a educação à distância vem para ser uma aliada da educação presencial. Mesmo quem não se dedica diretamente à EAD, pode usar espaços pedagógicos na Internet como suportes para o seu fazer educativo. Veja aqui alguns portais virtuais que podem interessar à nossa área:
.
PROJETO GUTENBERG ( http://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal)
é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público. O projecto tenta torná-los tão livres quanto possível, em formatos duradouros e abertos, que possam ser usados em praticamente quaisquer computadores. Digite "religion" como termo de pesquisa e veja o que acontece!
.
GOOGLE LIVROS (http://books.google.com.br/)
encontre o livro ideal para os seus propósitos ou descubra novos livros que possam interessá-lo nesta seção especial do site de pesquisa Google. Se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, você poderá visualizar um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra. Se ele for de domínio público, você pode fazer o download de uma cópia em PDF.
.
INTERNET ARCHIVE (http://www.archive.org/)
Acesso universal para todo conhecimento! Com este lema, grandes parceiros e muitos projetos, o Internet Archive é uma entidade sem fins lucrativos das Estados Unidos que está construindo uma biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais (textos, audiovisuais, gravações e softwares) em formato digital. Como uma biblioteca de documentos, fornece livre acesso a pesquisadores, historiadores, estudiosos e público em geral. São mais de 34 mil documentos sobre "religion".
.
CULTURA ACADÊMICA (http://www.culturaacademica.com.br/)
sítio virtual da UNESP, que começa disponibilizando 40 livros gratuitos e pretende chegar a 600 obras em dez anos. Sintonizada com as tecnologias da textualidade eletrônica e também com a transmissão gratuita de conhecimento gerado nas pesquisas da universidade, essa Coleção é a primeira experiência da Fundação UNESP com o livro digital e será importante laboratório de novas iniciativas nesta área que conquista gradualmente seu lugar no imenso universo de possibilidades da publicação e da leitura acadêmica.
.
BRITTANICA ESCOLA ONLINE (http://escola.britannica.com.br/)
uma enciclopédia aberta na internet, um recurso de grande eficácia para pesquisar ou consultar artigos enciclopédicos, vídeos e sites da internet. Aqui você também pode explorar os Materiais de Aprendizado, o dicionário, o atlas e outros conteúdos. Há uma seção temática sobre as religiões, com muitos textos e subsídios disponíveis para os professores de cultura religiosa.
.
PORTAL DIA-A-DIA EDUCAÇÃO - ENSINO RELIGIOSO (http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/)
repositório de livros e filmes, cadernos e catálogos virtuais, especificamente sobre o ensino das religiões e da ética inter-religiosa, preparado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Aqui você encontra sites e recursos para preparar aulas e interagir com os estudantes, incluindo livros e lugares sagrados das diversas tradições.
.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO (http://www.crmariocovas.sp.gov.br/)
o CRE, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site. Dessa forma, coloca à disposição um acervo rico de livros e recursos.
.
PORTAL DO PROFESSOR (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)
é um lugar, preparado pelo MEC, para você poder criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino, inclusive do superior. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios, etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos (neste momento, há 3530 recursos publicados). Qualquer professor pode: criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas.
.
BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/)
esse espaço, albergado pelo MEC, tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, elaborados em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional, respeitando-se as diferenças culturais. Nesse momento o Banco possui 7.199 objetos publicados.
.
BIBLIOTECA EUROPEANA (http://www.europeana.eu/portal/index.html)
a biblioteca digital Europeana estreou na rede em novembro de 2008. Hoje seu acervo já abriga mais de 7 milhões de itens, entre livros, mapas, figuras, material de áudio e vídeo. As coleções são provenientes de mais de mil instituições de 26 países europeus. Dá para pesquisar sobre Leonardo da Vinci e obter desde quadros no Louvre até raridades em museus de pequenas cidades italianas e estudos da Eslovênia. A atual versão da biblioteca, ainda que fabulosa, é um protótipo. A versão 1.0 será lançada ainda em 2010, e promete oferecer mais de 10 milhões de objetos digitais. A palavra "religion" já abre mais de 3.000 textos e 58.000 imagens e vídeos.
.
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL (http://www.wdl.org/pt/)
ferramenta desenvolvida em uma parceria da Unesco com bibliotecas nacionais de vários países, oferece gratuitamente para internautas de todo o mundo documentos em 40 línguas diferentes. Trata-se da Biblioteca Digital Mundial (BDM). Os principais objetivos da Biblioteca são: promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral. Em português, já existem aí mais de sessenta referências sobre religião.
.
PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO (http://www.dominiopublico.gov.br/)
propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para pesquisadores e para a população em geral; promove o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
.
PORTAL PERIÓDICOS CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br.ez1.periodicos.capes.gov.br/index.php)
é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 29 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes. Além das revistas, há também livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O Portal de Periódicos está aberto na internet, mas parte do seu conteúdo só é acessível nas redes de computadores de universidades.
.
Por fim, você já pensou em contextualizar e relativizar as suas visões da realidade e as suas convicções de verdade? Aproveite o ambiente virtual e faça aqui um exercício!

2 comentários:

  1. Para alen de los sitios oficiales: tres mil livros religiosos en espanhol... Dispongan del sitio OrarHoy!
    Desde el punto de vista religioso los tiempos actuales se caracterizan por una doble tendencia: en el ambiente europeo, una profunda desacralización; en el ambiente americano, una religiosidad entre la política y el espectáculo.
    En adelante, el que quiera ser religioso tendrá que crear y cultivar su propio ambiente.
    Será indispensable la pertenencia a un grupo, pero también disponer de unos elementos que le ayuden a referir su existencia a Dios a diario y de múltiples maneras. Al estilo de la autosugestión que tanto se lleva hoy (autoayuda).
    Por eso he creado esta página, para que nunca nos falte un libro, una música, un video, con los que sentir, imaginar y racionalizar lo sagrado en nuestro mundo.
    http://sites.google.com/site/orarhoy/
    Jose Ruiz.

    ResponderExcluir
  2. Vejam as Bibliotecas Nacionais Digitais de diversos países em:
    http://bndigital.bn.br/bibliotecasdigitais.htm

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!