10 de set. de 2012

CAMINHO DE SANTO AMARO 2013


Vídeo "Pés calejados, uma conquista divina", de Rebeka Cavalcanti, mostra a caminhada de Santo Amaro 2012.


Venha saber mais sobre o Caminho de Santo Amaro:
Dia 22 de outubro de 2012, 17 às 18h30, no auditório do 1º andar do bloco B da UNICAP,
conversa com Nilton Curvêlo e Artur Tavares sobre 
"Caminhos da espiritualidade, espiritualidades do caminho"
  

O Caminho de Santo Amaro convida para a sua sétima edição, que se realizará de 8 a 13 de janeiro de 2013, tendo como ponto de partida a Igreja de Santo Amaro em Jaboatão dos Guararapes (que data de 1610) e, de chegada, a Igreja de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, Pernambuco (a paróquia é de 1801). Essa jornada, coordenada pelos amigos Nilton Curvêlo e Mário Gomes, é realizada por sentimento de fé e devoção ao glorioso santo, padroeiro dessas duas cidades, mas também como experiência de companheirismo humano, de transcendência e superação de si. O caminhante deve levar apenas uma mochila com roupas, água, um cajado, uma bandeirola branca e muita fé para enfrentar 165 quilômetros, em seis dias de caminhada. Todo caminhante deve respeitar os seus limites, mas com determinação e principalmente disciplina. Disciplina no andar, disciplina na água e disciplina no horário.

Diariamente, à noite, será feita uma reflexão inter-religiosa com os participantes e convidados. No final da caminhada o peregrino participará também de alguns rituais. Na chácara Terra do Nunca, em Surubim, vencida a maior parte das dificuldades do caminho, deixará queimar uma peça de roupa, simbolizando o despojamento dos antigos hábitos e sua abertura para a "luz". Já na Pedra da Santa, em Bom Jardim, o peregrino apanhará uma pedra que não pese muito e possa carregar em suas mãos, contar-lhe seus sofrimentos e suas alegrias, transformá-la em um símbolo. No dia seguinte, no meio da Serra da Taquara uma cruz de ferro, a Cruz do Peregrino de Santo Amaro, o espera: beijará a sua pedra e depositará aos pés do Senhor da Vida, junto com o seu sacrifício.

A Caminhada de Santo Amaro é considerada uma tarefa muito difícil, porque o deslocamento é feito sobretudo por rodovia, durante o verão, exposto ao calor intenso e ao sol muito forte. Lembre-se: a decisão de participar da caminhada é sua e você é responsável pelo seu estado de saúde. Prepare-se para a aventura: a essência do Caminho está em desfrutar a SIMPLICIDADE – isto é, caminhar com o essencial e o desapego das coisas materiais; viver a HUMILDADE – no caminhar solitário, ter que depender dos outros para ter um abrigo e se alimentar; exercitar a FRATERNIDADE – conviver com pessoas diferentes, como irmãos, e ver que essa é uma utopia possível; entrega-se à REFLEXÃO – o isolamento é uma excelente oportunidade para o autoconhecimento. Aceitando-se, perdoando-se e amando-se para poder amar o próximo.

Os participantes deverão estar no ponto de partida, em frente à Igreja de Santo Amaro em Jaboatão dos Guararapes, no dia 8 de janeiro de 2013, às 6 horas da manhã, para receberem a Bênção do Caminhante. No entanto, poderão escolher outro dia e local para começar a caminhada, de acordo com as suas condições físicas. O importante é chegar a Taquaritinga na data programada, dia 13 de janeiro, às 15 horas, na Praça dos Eucaliptos. Nesse dia, devotos de Santo Amaro virão também de outros pontos do município, com o mesmo sentimento de fé e superação: todos se encontrarão à entrada da cidade e marcharão até a igreja para receber a “SANTAMARANA”, o Certificado da Caminhada.

O caminho passará por onze municípios (oito cidades), dentro do seguinte roteiro: Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata (Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim, Surubim (Povoado Lagoa da Vaca), Vertentes (Povoado Junco) e Taquaritinga do Norte. Foram planejados albergues para atender aos caminhantes no trajeto:
1º. Dia - Tiúma: Instalações do SESC Ler São Lourenço da Mata. Pernoite + Jantar + Café da manhã .
2º. Dia - Carpina: Juvenato Maria Auxiliadora, das Irmãs Salesianas. Pernoite + Jantar + Café da manhã.
3º. Dia - Limoeiro: Grande Hotel Limoeiro. Pernoite + café da manhã.
4º. Dia - Bom Jardim: Colégio Santana, das Irmãs Beneditinas OU Breno Hotel Pousada (Informe onde prefere ficar). Pernoite + Jantar + Café da manhã.
5º. Dia - Surubim: Hotel Cristal. Pernoite + Jantar (Sugestão para o Café: Posto Rocha a 10 km de Surubim).
6º. Dia - Taquaritinga: Restaurante e Pizzaria Central. Jantar de Confraternização.

As despesas importam em R$ 300,00 por participante. Caso o ponto de partida seja diferente de Jaboatão, informe no ato da inscrição para que seja recalculado o valor a ser depositado. A inscrição pode ser feita pelo envio de dados pessoais para um dos e-mails abaixo, junto com o Comprovante de Depósito Bancário no valor indicado, na Conta Corrente de Nilton S. Curvelo. Banco do Brasil. Ag. 4890-9. Conta 401.143-0. Com a confirmação da inscrição o participante receberá o Guia da Caminhada de Santo Amaro, uma camisa “dry” poliéster de mangas compridas, o cajado e uma bandeirola para a caminhada. No caminho haverá um carro de apoio, para transporte de material e atendimento emergencial.

O número de inscrições está limitado a 50 pessoas. Mais informações e inscrições com Nilton Curvelo (niltoncurvelo@yahoo.com), Lourdinha Curvelo (lourdinhacurvelo@hotmail.com) ou Roberval Coelho (bel.robervalcoelho@yahoo.com.br).

Para eventual hospedagem em Taquaritinga do Norte:
GRANDE HOTEL JORGE EDUARDO. Fone: (81)3733-1221. E-mail: ghj.eduardo@yahoo.com.br
VARZEA GRANDE POUSADA. Fone: (81)3733-1419. Site: www.varzeagrandepousada.xpg.com.br
HOTEL FAZENDA TAQUARITINGA. Fone (81) 3733.1236. Site: www.hotelfazendataquaritinga.com.br

Veja informações sobre Taquaritinga.
Veja também álbum de fotos da caminhada.
Assista reportagem sobre a caminhada na TV Asa Branca aqui e no Globo Comunidade aqui.
Leia aqui reportagem da edição 2012 no Jornal do Commercio.


Mais no blog:

6 comentários:

  1. Eu recomendo Já fiz e foi uma experiência excepcional! Tanto que vou novamente!!!
    Aldo Silva

    ResponderExcluir
  2. Eu vi na televisão, mas fiquei com medo que fosse um povo muito religioso e beato... Quem é fraco de fé (não tem religião), também pode participar dessa caminhada?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro(a), acho que o banquete do caminho é pra quem tem fome... só não há lugar pra quem já se sente saciado! Vamos lá: ao infinito e além!!!

      Excluir
  3. Ameiiii... estarei novamenteeee... dessa vez do começo....kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. chegada da caminhada em Taquaritinga

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.318870528214429.60081.100002744540826&type=1

    ResponderExcluir
  5. fotos da caminhada

    http://g1.globo.com/pernambuco/fotos/2013/01/veja-imagens-do-caminho-de-santo-amaro-em-pernambuco.html

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!