3 de fev. de 2011

CAMINHO DE ABRAÃO


Você  já deve ter conhecimento do Caminho de Santiago ou então da Caminhada de Santo Amaro e do Caminho de Ibiapina ou mesmo do Caminho dos Judeus, aqui entre nós. Mas já ouviu falar do Caminho de Abraão? O objetivo do Projeto "O Caminho de Abraão" é aproximar muçulmanos de cristãos e judeus, inspirar e promover a abertura de uma trilha de peregrinação, um destino turístico que reconstitua os passos do profeta Abraão pelo Oriente Médio há aproximadamente 4000 anos. Três bilhões e meio de pessoas - metade da humanidade, que professa religiões abraâmicas - remontam suas origens a Abraão e sua famÍlia. O Caminho de Abraão faz honrar essa herança em comum ligando, ao longo da região, locais de grande importância para a história.

Amigos do Recife participaram dessa empreitada. Trata-se de iniciativa levada avante por uma associação internacional, estruturada como organização não governamental (ONG), com o único intuito de inspirar e promover a criação de uma trilha de peregrinação que remonta aos passos do profeta Abraão e de sua família no Oriente Médio. O objetivo é o do utilizar esse destino turístico como uma ferramenta de promoção de desenvolvimento sócio econômico sustentável. O Caminho de Abraão serve, ainda, como plataforma neutra para a aproximação entre pessoas, entendimento entre culturas, preservação de locais históricos e do meio-ambiente, e desenvolvimento comunitário voltado ao turismo de sustentabilidade, destacando a hospitalidade do povo da região.

Fundado no "Global Negotiation Project", da Universidade de Harvard, e sustentado por uma rede mundial de patrocinadores, o Projeto "Caminho de Abraão" é uma organização sem fins lucrativos, sem quaisquer vínculos políticos ou partidários, que tem como finalidade respeitar todos os povos, credos e culturas. Embora a trajetória historiográfica da peregrinação de Abraão e sua família não seja conhecida, várias tradições e culturas nos ajudam a delinear o caminho percorrido por esses viajantes emblemáticos. De modo que os viajantes atuais podem escolher entre visitar todo o Caminho, ou apenas parte dele, seja a pé, de carro ou de ônibus.

A trilha de Abraão começa nas antigas ruínas de Harran, onde, diz a tradição, o profeta ouviu pela primeira vez o chamado "Saia da sua terra...", e se extende por vários países, passando por alguns dos locais históricos e culturais mais reverenciados do mundo, culminando com a chegada ao túmulo de Abraão em Hebron/Al Khalil. Percorre um total de 1200 km. Várias pessoas já visitaram o Caminho de Abraão e novos grupos são formados periodicamente ao longo do ano. Participe e ajude a criar um "Caminho" para as gerações onde a humanidade possa se encontrar. Se você deseja participar do projeto e obter mais informações, entre em contato por meio do e-mail info@caminhodeabraao.org.br ou visite o site http://www.caminhodeabraao.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!