1 de out. de 2011

BIBLIOTECA DE TEOLOGIA E ECUMENISMO


O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lançou, na última sexta-feira, 23, em parceria com a Globethics.net, projeto de recursos tecnológicos baseados na internet, de acesso a materiais de pesquisa em teologia e disciplinas relacionadas. Interessa especialmente aos cristãos, mas também aos estudiosos da religião em geral. A Biblioteca Digital Mundial de Teologia e Ecumenismo (GlobeTheoLib) contém milhares de artigos, documentos e outros recursos acadêmicos que podem ser acessados on-line gratuitamente por participantes inscritos, de qualquer lugar do mundo.

"Chegou a hora de lançar um novo modelo de compartilhamento ecumênico de recursos teológicos a fim de preparar o mundo cristão para o século 21", disse o secretário-geral do CMI, pastor Olav Fykse Tveit. A GlobeTheoLib destina-se à utilização de novos modelos digitais de intercâmbio de informações para tornar as vozes teológicas e recursos do Sul mais visíveis e acessíveis. Ele procura diminuir as barreiras nacionais, culturais e denominacionais. A biblioteca virtual existe a partir de uma plataforma eletrônica da Globethics.net, sediada em Genebra, que já detém mais de 650 mil documentos de texto completos na chamada Biblioteca Digital Mundial de Ética.

A GlobeTheoLib fornece acesso a revistas (dê uma olhada aqui na riqueza das publicações), mas também livros, materiais de treinamento, teses e dissertações sobre teologia e ecumenismo, religiões comparadas e diálogo inter-religioso. Ela também dá aos participantes inscritos a oportunidade de apresentar seus próprios documentos e publicações. O projeto é apoiado por um consórcio que inclui associações de bibliotecas de teologia e seminários, organizações missionárias, fundações, organismos ecumênicos regionais e comunhões cristãs. O projeto foi coelaborado e planejado pelo programa do CMI para Educação Teológica Ecumênica (ETE).

Acesse a biblioteca (em espanhol e outras línguas) aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!