13 de abr. de 2011

ENCONTROS COM PESQUISADORES

.
O nosso Mestrado em Ciências da Religião, através de parcerias e sobretudo apoio dos PROCADs, trouxe grandes pesquisadores à UNICAP nos últimos dias. Essas visitas acadêmicas vão incrementar os nossos projetos de pesquisa e certamente já enriqueceram os nossos estudos. Primeiro, de 28 a 31 de março, em conjunto com as Ciências das Religiões da UFPB, tivemos um Seminário sobre Messianismos com Leonildo Silveira Campos, da UMESP. O professor dissecou vários movimentos messiânico-milenaristas e analisou as relações dinâmicas entre a matriz messiânica e suas variações em diferentes culturas. O Grupo estudou as recorrências históricas que propiciaram a irrupção messiânica e/ou milenarista, enfocando a produção e recepção do sagrado pelas comunidades em tempos de crise, bem como as relações entre religião, poder e camadas sociais.
.
Mais ultimamente, no dia 6 de abril, recebemos a visita de Alberto da Silva Moreira, da PUC-GO, que nos presenteou com a palestra muito bem informada sobre "A globalização do pentecostalismo brasileiro". E nos dias 8 e 9 de abril, tivemos o Seminário sobre CultoCristão e Cultura Popular, com Júlio Cézar Adam, da EST. O encontro teve como desafio entender o culto e a missa e como inserir a cultura popular nessas ocasiões: “As missas e os cultos devem se aproximar da cultura. Em cada região do Brasil, os cultos deveriam ser diferentes para se aproximar dos cristãos, pois são nesses locais que pensamos na nossa vida”, disse o professor Júlio Cézar. Para provocar discussão, ele exibiu trechos dos filmes “Cidade de Deus” e o “Auto da Compadecida”. O grupo debateu sobre a necessidade de inculturação do culto, haja vista que ele é “o encontro de Deus com sua comunidade” e só acontece de fato quando a linguagem sagrada se mostra encarnada na linguagem popular, para poder valorizá-la e questioná-la também.
  
Entrementes, de 4 a 5 de abril, ocorreu a nossa Jornada de Hermenêutica, onde Ivoni Richter Reimer, da PUC-GO, palestrou sobre “Hermenêutica Feminista da Bíblia” e Wilhelm Wachholz, da EST de São Leopoldo-RS, falou sobre a “História da Hermenêutica”. Além deles, recebemos também Daniel Marguerat, professor da Faculdade de Teologia e Ciências da Religião na Universidade de Lausanne, Suíça.  Ele é especialista reconhecido nas origens do Cristianismo, além de pesquisar sobre procedimentos de análise narrativa de textos bíblicos. Em café-debate com os professores e na palestra aberta ao público, ele debateu um texto que será publicado na próxima edição da nossa Revista e do qual disponibilizamos alguns trechos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!