Pesquisas


PROJETOS DE PESQUISA



1. LINHA TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ


1.1. GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕESArticula pesquisas em torno dos Textos Sagrados Judaico-cristãos e das interpretações do Cristianismo na Modernidade. O Grupo se propõe a estudar os textos fundadores do Movimento Cristão e o cristianismo em sua pluralidade de manifestações, daí porque o nome Cristianismo e Interpretações. Com isso, quer chamar a atenção para a diversidade de formas de se viver a fé cristã. O ambiente de atuação do Grupo é, em primeiro lugar, o universitário, mas daí pretende atingir um público mais vasto, seja através de conferências, seja, principalmente, através da publicação de suas pesquisas. Saiba mais aqui nesse site.
...
1.1.1. LINHA (DE GRUPO) HISTÓRIA DO TEXTO BÍBLICO: Tem como objetivo pesquisar o texto bíblico em perspectiva histórica. História redacional: das condições históricas do ambiente em que o texto surgiu às opções linguísticas, políticas e teológicas de seus autores. História da transmissão: dos manuscritos antigos aos dias atuais. História da interpretação: desde a exegese bíblica às manifestações artísticas, passando pela maneira como os cristãos, letrados ou não, interpretam o texto bíblico a partir da relação fé e vida. Palavras-chave: Bíblia e Literatura; Hermenêutica Bíblica; História da Bíblia no Brasil.
...
1.1.1.1. PROJETO FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PROCESSOS HERMENÊUTICOS NA INTERPRETAÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS SAGRADOS (Projeto patrocinado pelo PROCAD, em parceria com a PUC-Goiás e a EST-São Leopoldo). O objetivo é promover cooperação acadêmica, possibilitando intercâmbio e produção de conhecimentos e reflexões teóricas sobre fundamentos e processos hermenêuticos na interpretação da literatura sagrada no campo dos estudos sobre a religião, observando novas demandas e ênfases regionais, fortalecendo, assim, a pesquisa e a pós-graduação por meio da colaboração entre programas de pós-graduação. São objetivos específicos: Facilitar o desenvolvimento contínuo e progressivo da interdisciplinaridade nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, objetivando o diálogo e a troca entre os saberes, indivíduos e grupos; Mapear, por meio de estudos de caso, os fundamentos hermenêuticos de estudiosos dos textos sagrados em território brasileiro, estabelecendo vínculo de diálogo crítico com as influências filosóficas advindas de espaços acadêmicos europeus ou norte-americanos. A equipe UNICAP do Projeto de Pesquisa é composta por João Luiz e Cláudio Malzoni, com participação de Drance Elias. 
...
1.1.2. LINHA (DE GRUPO) CRISTIANISMO, CULTURA E SOCIEDADE: Pretende estabelecer uma relação dialogal entre os desafios antropológico-sociais da atualidade e os conteúdos simbólicos da tradição judaico-cristã. Por meio das pesquisas geradas pela recuperação dessas temáticas, quer colaborar para novas hermenêuticas da tradição cristã, desafiada por um campo de estudos transdisciplinarmente aberto à história comparada das religiões e à crítica psicossocial do fenômeno religioso. Palavras-chave: Bíblia; História dos Cristianismos no Brasil; Movimento de Jesus.

1.1.2.1. PROJETO DESLOCAMENTOS DO CRISTIANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: Capitaneado por Degislando Nóbrega e Pedro Rubens, o Projeto pretende estabelecer um referencial de como vem sendo refletido no nível prático e teórico a interface entre contextos moderno/pós-moderno e cristianismo no mundo globalizado, tomando como matéria do estudo a reflexão cristã, especialmente do Brasil, e documentos de orientação da presença e ação dos cristãos no mundo atual. A globalização representa uma extensão da modernidade que intensificou o caráter de interconexão da vida política, econômica e social dos povos do planeta e estendeu os efeitos da modernidade para o mundo todo por meio das tecnologias de comunicação. As religiões, em geral, e o cristianismo, em particular, não ficaram alheias a esse processo. Qual o estado da reflexão na tradição cristã atual na interação com essa modernidade do mundo global? Há contextos para o cristianismo nesse universo global, também representado com as metáforas de “modernidade tardia” (Anthony Giddens), “ultramodernidade” (Jean-Paul Willaime) ou de “hipermodernidade” (Gilles Lipovetsky), cuja característica é a “secularização da secularização”? Está subjacente a esse processo a exculturação do cristianismo? A pesquisa procura focalizar e qualificar os deslocamentos do cristianismo na contemporaneidade, nos âmbitos do locus teológico, da dinâmica dos movimentos cristãos e das orientações das Igrejas no tocante à ação das membresias.

1.1.2.2. PROJETO FILOSOFIA, ÉTICA E CORPOREIDADE: Projeto de Pesquisa do Prof. Nilo Ribeiro, tem como escopo propugnar o pensamento ético-filosófico hermenêutico-crítico do corpo como lugar da realização da carnalidade humana na estima de si, estima do outro e estima da vida social. Trata-se de explicitar a fecundidade da categoria de carnalidade - e das suas raízes religiosas - como eixo da compreensão do fenômeno do corpo como encarnação e ao mesmo tempo apresentar os limites de uma leitura cientificista e jurisdicizante do corpo tal como se tende a praticar na contemporaneidade. A pesquisa confronta a visão de corpo e carne de três filósofos: Emmanuel Levinas, Michel Henry e Merleau Ponty.



2. LINHA CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO


2.1. GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS: Partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso atual, este Grupo de pesquisa se propõe a analisar os deslocamentos religiosos na atualidade, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas nesse contexto. Especial destaque se dá à colaboração do pensamento de José Comblin para a reflexão sobre as identidades e alteridades que as religiões promovem. Saiba mais aqui nesse site.

2.1.1. LINHA (DE GRUPO) IDENTIDADES RELIGIOSAS: Esta Linha de Pesquisa se propõe a discutir, dentro do cenário globalizado e competitivo contemporâneo, as identidades religiosas, levando em consideração o quadro religioso plural que vem se apresentando no país. Neste sentido, é de nosso interesse investigar fenômenos relacionados a sentimentos de pertença religiosa, envolvendo nesse processo questões de trânsito religioso, gênero e diversidade sexual nas religiões, alteridade e hibridismos/sincretismos estabelecidos entre as religiões. Palavras-chave: Identidade e religião, Pluralidade e trânsito religioso, Mercado e simbolismo religioso.

2.1.1.1. PROJETO O DISCURSO BÍBLICO DA PROSPERIDADE NO NEO-PENTECOSTALISMO, DESLOCAMENTO HERMENÊUTICO E REDUCIONISMO ECONÔMICO: Tomando o Mercado como uma instituição social fundamental para compreender o comportamento das religiões, observa-se que o entendimento de “atividade religiosa” na práxis das religiões, especialmente Neopentecostais, vem sofrendo mudança, pois, no decorrer dessas duas últimas décadas, “atividade religiosa” soa como atividade econômica, ou alarga-se para esse entendimento. O objetivo da pesquisa, pois, é analisar o discurso bíblico Neopentecostal, enfocando, do ponto de vista hermenêutico, formas discursivas de reducionismo econômico-financeiro dessa práxis religiosa. A pesquisa, desenvolvida pelo prof. Drance Elias e os seus orientandos, visa desvendar aspectos da complexa trama estabelecida na relação entre Religião e Mercado.

2.1.1.2. PROJETO IDENTIDADES, TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA: INTERFACES DO SINCRETISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: Este Projeto tem como proposta compreender as diferentes gramáticas que possibilitam os fenômenos sincréticos no Brasil, tanto na sua vertente tradicional, no caso do sincretismo afro-brasileiro e seus desdobramentos, como também nessas novas construções sincréticas que caracterizam as identidades religiosas na cultura pós-moderna, buscando salientar as suas semelhanças, diferenças e especificidades. Aqui se encontram os pesquisadores ligados a Sérgio Douets e Zuleica Dantas. Eles se dedicam sobretudo ao estudo dos afro-brasileiros no Recife - oralidade, textualidade e imagem. Pretendem investigar o processo de modernização ocorrido nas religiões de tradição africana no Recife, analisando a importância atribuída à produção escrita e visual no processo de aprendizado dos devotos dos Xangôs pernambucanos. Trata-se de compreender até que ponto os processos de reafricanização, anti-sincretismo, intelectualização dos sacerdotes e sacerdotisas discutidos em outros estados brasileiros têm repercussão no Recife.

2.1.2. LINHA (DE GRUPO) DIÁLOGOS INTER-RELIGIOSOS: Esta Linha pretende desenvolver pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque será dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso. Palavras-chave: Ensino religioso, Diálogo inter-religioso, Transdisciplinaridade e religião.

2.1.2.1. PROJETO A SECULARIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DAS FAMÍLIAS COM ADOLESCENTES E JOVENS: Coordenado pelo professor Luiz Libório, esse Projeto visa identificar as características da experiência e crise religiosa do adolescente e do jovem na transformação cultural de uma sociedade secularizada. Visa, também, elencar as percepções, representações, motivações e atitudes que interferem no relacionamento de adolescentes e jovens com suas famílias, com o divino e com suas comunidades de fé, configurando uma nova matriz religiosa na atualidade. Especialmente, buscam-se as características do propalado “ateísmo” adolescente, em nível psico-emotivo e atitudinal, numa sociedade marcada pela subjetividade.  

2.1.2.2. PROJETO TRANSDISCIPLINAR E TRANSRELIGIOSO: UMA LÓGICA TERNÁRIA PARA O DIÁLOGO: O olhar transdisciplinar busca encontrar os princípios convergentes entre e para além das ciências e de todas as culturas, o que favorece a emergência de uma visão e um diálogo transcultural e trans-religioso. Isso leva à relativização radical de cada perspectiva, mas sem cair no relativismo, uma vez que a Transdisciplinaridade nos permite encontrar o mundo comum e/ou a “concordia mundis” e o terceiro incluído entre cada par de contraditórios no qual esbarra a realidade. Como é, então, que a atitude transcultural e trans-religiosa pode ajudar as teologias em sua compreensão do diálogo inter-religioso? Responder a essa questão é a meta desse Projeto de Pesquisa promovido pelo prof. Gilbraz Aragão e equipe. Um Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo reúne as pessoas em torno dessas ideias, toda quarta às 17, no Laboratório do Mestrado. Um Fórum Inter-Religioso, para escuta de animadores de tradições religiosas da região, realiza-se toda 2ª segunda-feira, 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B). E tais estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife

2.1.3. LINHA (DE GRUPO) PENSAMENTO DO PADRE COMBLIN: José Comblin (1923-2011) é figura simbólica para muitos cristãos e cidadãos espalhados pelo mundo e, sobretudo, na América Latina e no Nordeste brasileiro. Um dos fundadores da Teologia da Libertação, com uma produção privilegiada, onde se contam centenas de artigos e mais de setenta livros. Comblin foi um apaixonado da causa libertária dos pobres, na perspectiva do seguimento de Jesus, o que abre perspectivas para reflexões sobre a identidade da fé cristã, como também sobre critérios para o diálogo inter-religioso. Essa linha de pesquisa ganha expressão no Núcleo de Estudos José Comblin, onde se encontram as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin.


2.2. GRUPO DE PESQUISA ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM HISTÓRIA SOCIAL: Os professores de História no Mestrado participam da Linha "Religião, cultura, sociedade e mídia" desse Grupo, que tem como finalidade, no campo da História Social, a análise da inserção e expansão da cultura religiosa, abordando temas históricos, políticos, culturais, numa visão transdisciplinar. Pretende também desenvolver estudos relativos aos movimentos culturais nos espaços urbanos, investigando os diversos arranjos sociais modificados sob a ação da religião. Palavras-chave: Cultura-mídia; Estado-Igreja; Modelos Eclesiais; Poder e Religiões. Saiba mais aqui nesse site.
...
2.2.1. PROJETO RELIGIOSIDADE POPULAR E PODER NO NORDESTE ORIENTAL DO BRASIL: ALTERIDADE E INTOLERÂNCIA (Projeto patrocinado pelo PROCAD, em parceria com a UMESP-São Paulo e UFPB-João Pessoa). O Projeto, coordenado pelos professores Luiz Carlos Luz Marques e Zuleica Campos, com participação de Sérgio Douets, tem como objetivos: discutir o conceito de religiosidade popular e suas expressões culturais; realizar um estudo de manifestações de religiosidade popular que possam ser classificadas de messiânicas e/ou milenaristas e suas relações com o chamado Mito do Quinto Império; identificar a herança inquisitorial nas ações da repressão policial e nos processos judiciais republicanos contra as diferentes manifestações da religiosidade popular nordestina; compreender as diferentes gramáticas ou conjuntos léxicos que possibilitam os fenômenos híbridos - outrora chamados de sincréticos - afro-brasileiros e seus desdobramentos na religiosidade popular do Nordeste Oriental, como também as construções das identidades de matriz africana, buscando salientar as suas semelhanças, diferenças e especificidades; buscar os sinais indicativos da presença e influência do Espiritismo kardecista na religiosidade popular de raiz bíblico-católica; identificar, nas práticas cultuais dos agentes de pastoral qualificados das principais Igrejas cristãs radicadas na Região as influências e os sinais de permanência da religiosidade popular de seus ambientes de origem, que resistiram aos processos de formação teológica institucional; elaborar ferramentas teórico-metodológicas para um futuro mapeamento das manifestações religiosas do Nordeste Oriental do Brasil, que possa dialogar com o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), proposto pelo IPHAN – Ministério da Cultura. 

2.2.2. PROJETO IGREJAS E SOCIEDADE NO BRASIL REPÚBLICA: MOVIMENTOS SOCIOPOLÍTICOS E LIDERANÇAS ECLESIAIS: O Projeto, que é liderado pelo professor Newton Cabral, tem por objetivo reconstruir alguns dos momentos-chave das relações que se estabeleceram, no Brasil, entre as Igrejas das mais diversas tradições cristãs, e seus ministros e seguidores, no duplo papel social de cidadãos e fiéis, da Proclamação da República até os nossos dias. O projeto deseja suscitar pesquisas que explorem especialmente a documentação dos arquivos públicos e privados do Nordeste e de outras regiões do país, visando a compreensão dos processos e dos momentos mais significativos das relações entre as Igrejas e a sociedade no Brasil, desde a proclamação da República, enfatizando os movimentos sociopolíticos inspirados nas doutrinas das diversas igrejas cristãs, bem como o pensamento e a atuação de lideranças eclesiais das mesmas igrejas.