21 de fev. de 2011

SEMINÁRIOS ESPECIAIS

Atenção minha gente:
neste semestre o nosso Mestrado de Ciências da Religião na UNICAP acolherá dois seminários especiais, com convidados que vêm através dos nossos PROCADs, de Programas de Pós-graudação mais avançados na área: Júlio Adam, da EST, e Leonildo Campos, da UMESP. Não percam a ocasião para discutir com esses doutores reconhecidos em suas áreas de pesquisa: matriculem-se já, mesmo já tendo cumprido os créditos exigidos, pois essa participação enriquecerá os seus currículos!

1) Seminário da linha Tradição Judaico-Cristã, Cultura e Sociedade:
Culto Cristão e Cultura Popular
Júlio Cézar Adam (EST)
Seminário, 01 cr./15h
08 e 09 de abril, 8 às 17h

Júlio possui graduação em teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo/RS (1996) e doutorado em teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004), da qual recebeu o prêmio Karl H. Ditze pela tese de destaque, em 2005. Atua como professor na área do culto cristão (liturgia e homilética), espiritualidade e religião na contemporaneidade, na Faculdades EST (São Leopoldo/RS); Coordena o grupo de pesquisa "Culto cristão na América Latina", cujo eixo temático atual é culto, cultura e mídia na contemporaneidade. É coordenador do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e diretor da revista de liturgia Tear. Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Atua como pastor escolar na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo/RS, onde também é coordenador da área de ensino religioso da educação básica. De 2004 até 2008 foi professor de didática do ensino religioso, no curso normal, na IENH. Atualmente é professor de filosofia na Faculdade IENH. Tem pesquisado na área do culto cristão, liturgia e homilética, do ensino religioso, da espiritualidade e, também, sobre mídias, cultura e comportamento juvenil hoje.

- 0 -

2) Seminário da linha Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade: Messianismos
Leonildo Silveira Campos (UMESP)
Seminário, 01 cr./15h
28 a 31 de março
dia 28 (16 às 18 h) e dia 29 (9h30 às 11h30) será em João Pessoa, com o Programa de Ciências das Religiões da UFPB (quem estiver matriculado deve procurar o Prof. Luiz Carlos Marques, para acertar o transporte e estadia, que terão apoio do PROCAD),
dia 30 (16 às 18h) e dia 31 (9h30 às 11h30) será no Recife, na UNICAP, e o pessoal da UFPB virá participar conosco: vamos cruzando os estudos e entrosando as pessoas!

Leonildo possui graduação em Teologia (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, concluído em 1972); graduação em Filosofia, pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972); mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1986) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Humanidades e Direito, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, e como professor convidado, na Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia da Religião, Sociologia das Organizações, Comunicação Social (mídia e religião) com ênfase nos seguintes temas: pentecostalismo, protestantismo, mídia e religião, neopentecostalismo, religião e política, e organizações não-lucrativas.

Um comentário:

Obrigado pela sua participação!