Com 60 páginas cheias de ilustrações, formatado agora em PDF, o livro de Moisés percorre o surgimento e história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que surgiu em Belém-PA com a pregação de pastores que trouxeram de grupos negros dos Estados Unidos a doutrina cristã do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia, o falar em línguas espirituais.
A Assembleia de Deus tornou-se a maior Igreja evangélica do Brasil e uma das maiores do mundo, dividindo-se em diversas ramificações, e Moisés, através de entrevista ao octogenário Auxiliar de Trabalho Pedro Trajano, nos dá uma ideia desse trajeto pelas memórias da Congregação da Assembleia de Deus em Cavaleiro-PE. Leitura instigante para quem pesquisa o protestantismo no Brasil.
Baixe o livro por aqui.
Moisés Germano de Andrade, recifense, Mestre em Ciências da Religião e Especialista em História Regional do Brasil: Nordeste, pela UNICAP. É também licenciado em Estudos Sociais com habilitação plena em História, pela FAINTVISA. É professor efetivo da rede pública do Estado de Pernambuco. Coordenador do Projeto Social Vida e Ação (agência experimental de estágio, curso e emprego no bairro de Sucupira, Jaboatão dos Guararapes). Fundou a Biblioteca Prof. Michel Zaidan Filho, na Faculdade de Vitória de Santo Antão. Apresentou programa nas rádios Harmonia e Criatividade. Criou com seus amigos o Fórum Inter-religioso do Petrônio, para trabalhar tolerância e convivência religiosa na Escola Petrónio Portela, em Jaboatão. Já é autor do livro Ordem para os pobres e progresso para os ricos (2004) e Além da alienação: a conversão religiosa como forma de ressocializar pessoas oriundas do mundo da criminalidade (Recife: FASA, 2010), premiado pela Secretaria de Educação e lançado na Bienal do Livro de Pernambuco (veja aqui).
Mais publicações dos nossos Mestres:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!