Numen. Vol. 15, No. 2 (2012).
Ciência(s) da(s) religião(ões) no Brasil
"Atualmente cursos de graduação e programas de pós-graduação em ciência(s) da(s) religião(ões) crescem em bom ritmo no Brasil. A ciência, área disciplinar, ou como for que se compreenda o que seja “ciência(s) da(s) religião(ões)” - justamente tema refletido neste número da Numen - iniciou tímida sua caminhada de consolidação na Academia Brasileira, a partir da década de 1970 e, particularmente, décadas de 1980 e 1990. Em 2000 o PPCIR-UFJF promoveu um seminário cujo intuito era, justamente, refletir sobre a epistemologia da ciência(s) da(s) religião(ões), a bem de clarificar conceitos e proporcionar trocas de experiências entre os programas de pós-graduação, pretendendo maior afirmação da área dentro da Academia. Ora, para afirmar-se, o ponto crucial seria, justamente, que a ciência(s) da(s) religião(ões), ou melhor, os intelectuais da área, pudessem revelar as concepções epistemológicas que distinguem a ciência(s) da(s) religião(ões) das demais ciências, tanto em relação a seu objeto específico, quanto ao seu método. Quiçá pudesse haver um entendimento mais uníssono sobre tais questões. Tal seminário resultou no livro “A(s) Ciências(s) da Religião no Brasil: Afirmação de uma área acadêmica”, organizado por Faustino Teixeira e publicado por Edições Paulinas, em 2001.
No início deste novo milênio houve um significativo aumento dos cursos de graduação e pós-graduação em ciência(s) da(s) religião(ões). Mais recentemente, nota-se também o crescimento do número de graduações (licenciaturas e bacharelados) nesta área, o que levou inclusive à criação da Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) no ano de 2012. Como já pontuamos, faz-se necessária, sempre de novo, a reflexão sobre o que caracteriza, em termos epistemológicos e de prática e produção acadêmica, as ciência(s) da(s) religião(ões). O aumento de cursos e programas de pós-graduação indica, necessariamente, maior maturidade e melhor reflexão em relação à tarefa acadêmico-científica própria à ciência(s) da(s) religião(ões). O aumento de cursos e programas de pós-graduação indica, necessariamente, maior maturidade e melhor reflexão em relação à tarefa acadêmico-científica própria à ciência(s) da(s) religião(ões)? Sabemos que é, no mínimo, perigoso erguer mais andares em um prédio se seus fundamentos não são adequados para tais acréscimos. Portanto, no momento do aumento de cursos que levam a chancela de ciência(s) da(s) religião(ões), é preciso voltar a refletir sobre os fundamentos daquilo que se convencionou nomear ciência(s) da(s) religião(ões). Aliás, uma ciência que não reflete continuamente acerca de si, seu objeto, metodologia e metas, mesmo de sua razão em existir (e de sua plausibilidade científica), merece a chancela de ciência?
Intentando fomentar a contínua reflexão (e, oxalá, aprimoramento) a respeito da constituição epistemológica e das práticas acadêmicas da ciência(s) da(s) religião(ões), o presente número da Numen oferece, a seus leitores, artigos vindos da maior parte dos programas de pós-graduação em ciências da religião ativos no Brasil. Neles podemos contemplar históricos de constituições de programas e as reflexões epistemológicas que acompanharam e acompanham o desenvolvimento dos programas apresentados. Igualmente, em alguns artigos, podemos verificar como, na prática, as concepções de ciência(s) da(s) religião(ões) em certos programas são desdobradas, através da produção acadêmica e das ênfases de pesquisa reveladas nos artigos..."
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No início deste novo milênio houve um significativo aumento dos cursos de graduação e pós-graduação em ciência(s) da(s) religião(ões). Mais recentemente, nota-se também o crescimento do número de graduações (licenciaturas e bacharelados) nesta área, o que levou inclusive à criação da Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) no ano de 2012. Como já pontuamos, faz-se necessária, sempre de novo, a reflexão sobre o que caracteriza, em termos epistemológicos e de prática e produção acadêmica, as ciência(s) da(s) religião(ões). O aumento de cursos e programas de pós-graduação indica, necessariamente, maior maturidade e melhor reflexão em relação à tarefa acadêmico-científica própria à ciência(s) da(s) religião(ões). O aumento de cursos e programas de pós-graduação indica, necessariamente, maior maturidade e melhor reflexão em relação à tarefa acadêmico-científica própria à ciência(s) da(s) religião(ões)? Sabemos que é, no mínimo, perigoso erguer mais andares em um prédio se seus fundamentos não são adequados para tais acréscimos. Portanto, no momento do aumento de cursos que levam a chancela de ciência(s) da(s) religião(ões), é preciso voltar a refletir sobre os fundamentos daquilo que se convencionou nomear ciência(s) da(s) religião(ões). Aliás, uma ciência que não reflete continuamente acerca de si, seu objeto, metodologia e metas, mesmo de sua razão em existir (e de sua plausibilidade científica), merece a chancela de ciência?
Intentando fomentar a contínua reflexão (e, oxalá, aprimoramento) a respeito da constituição epistemológica e das práticas acadêmicas da ciência(s) da(s) religião(ões), o presente número da Numen oferece, a seus leitores, artigos vindos da maior parte dos programas de pós-graduação em ciências da religião ativos no Brasil. Neles podemos contemplar históricos de constituições de programas e as reflexões epistemológicas que acompanharam e acompanham o desenvolvimento dos programas apresentados. Igualmente, em alguns artigos, podemos verificar como, na prática, as concepções de ciência(s) da(s) religião(ões) em certos programas são desdobradas, através da produção acadêmica e das ênfases de pesquisa reveladas nos artigos..."
- Editorial
- Tendência interdisciplinar das Ciências da Religião no Brasil / The interdisciplinary trend in Sciences of Religion in Brazil - Amauri Carlos Ferreira, Flávio Augusto Senra Ribeiro.
- Ciências da Religião na UNICAP / Sciences of Religion in UNICAP - Gilbraz Aragão.
- Perspectivas investigativas da religião na Amazônia: reflexões sobre a emergência do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará / Investigative perspectives of religion in Amazon - Douglas da Conceição.
- Estudando a religião no cerrado. O programa de Ciências da religião da PUC-GOIÁS / Studying Religion in Midle-West Brazil. PUC-Goiás Program of Sciences of Religion - Alberto da Silva Moreira, Carolina Teles Lemos, Haroldo Reimer.
- Reformulação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo: aspectos históricos e epistemológicos / Reformulation of the graduate program in science of religion from the Methodist University of São Paulo - Etienne Alfred Higuet.
- Epistemologia do Objeto de Estudo e Pesquisa das Ciências da Religião (Um Estudo de Caso) / Epistemology Object of Study and Research of the Sciences of Religion (A Case Study) - Antonio Maspoli Araujo Gomes, Cátia Cilene Lima Rodrigues.
- Ciências das Religiões: proposta pluralista na UFPB / Sciences of Religions: a pluralist proposal in UFPB - Neide Miele, Fabrício Possebon.
- Ciência da Religião: uma proposta a caminho para consensos mínimos / Science of Religion: a proposal on the way to minimum consensus - Arnaldo Érico Huff Júnior, Rodrigo Portella.
- Diversidade cultural religiosa e formação de docentes de ensino religioso na FURB/SC: Tecendo cartografias / Religious cultural diversity and formation for teachers of religious education in FURB / SC: weaving cartographies - Lilian Blanck de Oliveira, Simone Riske Koch.
- Pode Bourdieu contribuir para os estudos em Ciências da Religião? / Can Bourdieu contribute to the studies in Sciences of Religion? - Célia da Graça Arribas.
- Depoimento: O processo de gênese da (s) ciência (s) da religião na UFJF / The process of genesis of the science (s) of religion in UFJF - Faustino Teixeira.
parabéns pra equipe da Federal de Juiz de Fora, por ter nos brindado com esse presente de fim de ano: um mapa pros mochileiros da galáxia, pros pesquisadores de ciência da religião, que nessa revista ficam conhecendo os programas de pós da área e as vertentes epistemológicas que os guiam... agora seria bom que uma boa revista de teologia fizesse o mesmo com os programas de teologia: afinal, como já há graduações em teologia espírita, umbandista, etc, e não só cristã, daqui a pouco surgirão pós com essas conotações espirituais e os teólogos precisam pensar também sobre o seu campo de conhecimento... quais seriam os temas comuns a todas as teologias? que métodos Ide hermenêutica auto-interpretativa da teologia) podem ter foros de legitimidade no ambiente acadêmico? fica a sugestão e o desafio!
ResponderExcluirEugênio Pacelli.
Boa provocação, rapaz. Afinal, tem autoridades religiosas desclassificando todos os métodos históricos e científicos modernos... Como fica a teologia com as suas pretensões de ciência?! Manu.
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