4 de jul. de 2011

LÓGICA, MÚSICA E RELIGIÃO

Nós estamos de férias no nosso Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo Inter-religioso, onde continuaremos (a retomada será dia 10 de agosto, 17h, no Laboratório do Mestrado) o estudo de Os mistérios da trindade, livro de Dany-Robert Dufour que explora a forma três-em-um: ela existe, sob aspectos familiares aos estudiosos das religiões, nos politeísmos e nos monoteísmos, para além da Trindade cristã, mas é também uma lógica dialogal (que permite a superação da contradição binária) que a gente encontra nos domínios filosófico, semiológico e psicanalítico.

Pois bem, pra ninguém esquecer da "trindade" nessas férias, vai aí um presente pros ouvidos e pra alma, pra ajudar a despertar outra razão em nosso juízo (quem disse que música não tem a ver com ciência? veja aqui!). Então, trata-se do disco MetáMetá, que traz a voz de Juçara Marçal, o sax e flauta de Thiago França e o violão de Kiko Dinucci. “Metá-metá” vem do imaginário religioso afro-brasileiro e foi aplicado às divindades de natureza dupla, sexual ou comportamentalmente, e serve também pra nomear tudo o que tem duas metades. Em língua iorubá, contudo, a palavra "metá" significa três, e sendo assim "metá-metá" pode ser traduzido mais profundamente como três ao mesmo tempo, ou seja, a síntese de três elementos em um.

Metá-metá, no caso do disco, dispensa o uso de percussão (os tambores ficam entre e além, constituem o Ausente, o Terceiro que se pressente na lógica ternária!), sem deixar as características rítmicas de lado, ressaltando os elementos harmônicos e melódicos, bem como os signos da música de influência africana no mundo. É um disco que reúne três artistas em uma tradução universalizante da música étnica e religiosa, das santidades do candomblé e da umbanda (a segunda parte é de louvação aos orixás). O trabalho, que será lançado também em CD, pode ser baixado gratuitamente aqui (em formato MP3 pra tocar no seu computador) ou através do programa Bagagem (que você encontra aqui), aplicativo gratuito que tem o lema “Compartilhar Cultura não é Pirataria” e traz ao computador outras características do disco, dando ao usuário acesso ao encarte, além de vídeos e ficha técnica. Bom deguste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!