12 de mar. de 2011

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O DIÁLOGO


No próximo dia 16 de março o Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, retomará as suas atividades. Ele reúne-se nas quartas-feiras, às 17h, no Laboratório do Mestrado em Ciências da Religião (7º andar do bloco G4) e é aberto à participação de estudantes da pós e também de graduandos interessados em iniciação científica. O Grupo está ligado à Linha Diálogos Inter-religiosos do GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS. Essa Linha desenvolve pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque é dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso.

O Grupo "TransD. e Diálogo" está discutindo o livro Os mistérios da trindade, de Dany-Robert Dufour (Companhia de Freud, 2000). Quem diz ''trindade'' evoca, é claro, o dogma central da religião cristã. Mas a forma três-em-um existe também, sob aspectos familiares aos estudiosos das religiões, nos politeísmos e nos outros monoteísmos. Mas ela não somente é constante nos campos do simbólico e religioso, mas também identificável nos domínios filosófico, lógico, semiológico e psicanalítico.''Os mistérios da trindade'' são uma viagem ao coração das regiões constitutivas do saber, durante a qual são explorados os grandes momentos de formação da razão trinitária e as fases essenciais da luta iniciada há mais de dois mil e quinhentos anos entre binaridade e trindade, tão determinante na história da cultura, tão plena de consequências quanto à opção a ser feita, na vida e no pensamento, nessa aurora do novo milênio: submeter-se ou não, de corpo e alma, à binaridade.

Dany-Robert Dufour é um filósofo francês contemporâneo, professor de ciências da educação na Universidade Paris VIII e diretor de programa no Collège International de Philosophie. Ele também oferece cursos regularmente no estrangeiro, em particular no Brasil, Colômbia e no México. Sua reflexão trata sobretudo dos processos simbólicos e se situa transdisciplinarmente entre filosofia da linguagem e ciência política, pedagogia e psicanálise. É autor de numerosas obras, entre elas, em português, Lacan e o espelho sofiânico de Boehme, A arte de reduzir as cabeças e O divino mercado.
 
Quem quiser, então, participar do estudo dessa obra de Dufour e colaborar nas pesquisas do Grupo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, sinta-se convidado. As reuniões de quarta-feira são divididas entre o estudo do livro e a partilha das pesquisas dos participantes, sobre diálogo entre religiões e espiritualidades. O Grupo também organiza um Fórum Inter-Religioso, para escuta de animadores de tradições religiosas da região: sempre às 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B). Neste semestre, os encontros do Fórum acontecerão no dia 18 de março, 11 de abril e 9 de maio. Todos esses estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife. Mais informações no tel. 2119-4022 (tarde).

Para saber mais:
Artigo A lógica contemporânea e a transdisciplinaridade
Postagem sobre Tradisciplinaridade e religião
Apresentação sobre Espiritualidade no Simpósio Transdisciplinar de Pernambuco
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!