15 de out. de 2010

UMBANDA NO FÓRUM

A Umbanda é uma religião brasileira, que sincretiza vários elementos do catolicismo, do espiritismo e das religiões afro-indígena-brasileiras. A umbanda irradiou-se a partir do Rio de Janeiro, com uma tradição espiritual originada no culto dos banto às almas dos antepassados. Tais espíritos formam na religião duas grandes categorias: os espíritos de luz, quais sejam Caboclos e Pretos-velhos, e os espíritos das trevas ou Exus. A noção básica é a da reencarnação, segundo a qual o umbandista que obedece às injunções do culto reencarnará numa situação social superior, formando uma cadeia sucessiva, até à bem-aventurança final.

Saiba mais sobre essa religiosidade, encontrando os seus representantes em nosso Fórum Inter-religioso:

Segunda, dia 18 de outubro, 17h
no Auditório do CTCH (primeiro andar do bloco B) da UNICAP.


Veja meditação sobre a Umbanda: O encanto dos Orixás!

Quando atinge grau elevado de complexidade, toda cultura encontra sua expressão artística, literária e espiritual. Mas ao criar uma religião a partir de uma experiência profunda do Mistério do mundo, ela alcança sua maturidade e aponta para valores universais. É o que representa a Umbanda, religião, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1908, bebendo das matrizes da mais genuina brasilidade, feita de europeus, de africanos e de indígenas. Num contexto de desamparo social, com milhares de pessoas desenraizadas, vindas da selva e dos grotões do Brasil profundo, desempregadas, doentes pela insalubridade notória do Rio nos inícios do século XX, irrompeu uma fortíssima experiência espiritual.

O interiorano Zélio Moraes atesta a comunicação da Divindade sob a figura do Caboclo das Sete Encruzilhadas da tradição indígena e do Preto Velho da dos escravos. Essa revelação tem como destinatários primordiais os humildes e destituídos de todo apoio material e espiritual. Ela quer reforçar neles a percepção da profunda igualdade entre todos, homens e mulheres, se propõe potenciar a caridade e o amor fraterno, mitigar as injustiças, consolar os aflitos e reintegrar o ser humano na natureza sob a égide do Evangelho e da figura sagrada do Divino Mestre Jesus.

O nome Umbanda é carregado de significação. É composto de OM (o som originário do universo nas tradições orientais) e de BANDHA (movimento inecessante da força divina). Sincretiza de forma criativa elementos das várias tradições religiosas de nosso pais criando um sistema coerente. Privilegia as tradições do Candomblé da Bahia por serem as mais populares e próximas aos seres humanos em suas necessidades. Mas não as considera como entidades, apenas como forças ou espíritos puros que através dos Guias espirituais se acercam das pessoas para ajudá-las. Os Orixás, a Mata Virgem, o Rompe Mato, o Sete Flechas, a Cachoeira, a Jurema e os Caboclos representam facetas arquetípicas da Divindade. Elas não multiplicam Deus num falso panteismo mas concretizam, sob os mais diversos nomes, o único e mesmo Deus. Este se sacramentaliza nos elementos da natureza como nas montanhas, nas cachoeiras, nas matas, no mar, no fogo e nas tempestades. Ao confrontar-se com estas realidades, o fiel entra em comunhão com Deus.

A Umbanda é uma religião profundamente ecológica. Devolve ao ser humano o sentido da reverência face às energias cósmicas. Renuncia aos sacrifícios de animais para restringir-se somente às flores e à luz, realidades sutis e espirituais.

Há um diplomata brasileiro, Flávio Perri, que serviu em embaixadas importantes como Paris, Roma, Genebra e Nova York que se deixou encantar pela religião da Umbanda. Com recursos das ciências comparadas das religiões e dos vários métodos hermenêuticos elaborou perspicazes reflexões que levam exatamente este título O Encanto dos Orixás, desvendando-nos a riqueza espiritual da Umbanda. Permeia seu trabalho com poemas próprios de fina percepção espiritual. Ele se inscreve no gênero dos poetas-pensadores e místicos como Alvaro Campos (Fernando Pessoa), Murilo Mendes, T. S. Elliot e o sufi Rumi. Mesmo sob o encanto, seu estilo é contido, sem qualquer exaltação, pois é esse rigor que a natureza do espiritual exige.

Além disso, ajuda a desmontar preconceitos que cercam a Umbanda, por causa de suas origens nos pobres da cultura popular, espontaneamente sincréticos. Que eles tenham produzido significativa espiritualidade e criado uma religião cujos meios de expressão são puros e singelos revela quão profunda e rica é a cultura desses humilhados e ofendidos, nossos irmãos e irmãs. Como se dizia nos primórdios do Cristianismo que, em sua origem também era uma religião de escravos e de marginalizados, “os pobres são nossos mestres, os humildes, nossos doutores”.

Talvez algum leitor/a estranhe que um teólogo como eu diga tudo isso que escrevi. Apenas respondo: um teólogo que não consegue ver Deus para além dos limites de sua religião ou igreja não é um bom teólogo. É antes um erudito de doutrinas. Perde a ocasião de se encontrar com Deus que se comunica por outros caminhos e que fala por diferentes mensageiros, seus verdadeiros anjos. Deus desborda de nossas cabeças e dogmas.

2 comentários:

  1. Exu faca de dois gumes Musifim
    Mensagem: Pelos poderes de EXU FACA DE DOIS GUMES CONHECIDO COMO "MUSIFIM", PEÇO que o (J.C.D.K.T) venha agora, atrás de mim. (J.C.D.K.T) vai vir de rastos, apaixonado, cheio de amor e tesão para me pedir para ficar com ele para sempre o mais rápido possível. EXU FACA DE DOIS GUMES MUSIFIM, tenha esse poder, que (J.C.D.K.T) deixe qualquer outra mulher e assuma para todos o que sente por mim. EXU FACA DE DOIS GUMES MUSIFIM afaste de qualquer outra Mulher que (J.C.D.K.T). me procure a todo o momento, HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que ele tenha a certeza que eu sou a mulher perfeita para ele, que (J.C.D.K.T) não possa mais viver sem mim. E que (J.C.D.K.T) sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE estiver, ele irá parar, porque o pensamento dele está E ESTARÁ em mim. E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que (J.C.D.K.T) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir a minha voz. EXU FACA DE DOIS GUMES MUSIFIM faça (J.C.D.K.T) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver bem comigo. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU nome EXU FACA DE DOIS GUMES MUSIFIM em troca de amansar E DAR-ME O AMOR DE (J.C.D.K.T) e trazê-lo apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejo ao meus braços agora, para que assuma o nosso amor, nosso compromisso de VIVERMOS JUNTOS PARA SEMPRE comigo o mais rápido possível. Peço isso aos poderes de EXU FACA DE DOIS GUME MUSIFIM. Passe essa mensagem para três altares diferentes e rapidamente terás uma surpresa. Obrigada EXU FACA DE DOIS GUMES MUSIFIM, AMEM PRENDER MEU AMOR (J.C.D.K.T) debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo, Eu te amarro, eu te mantenho pelo poder das 13 almas benditas e que tu não repouses enquanto estiveres longe de mim. Assim seja!

    ResponderExcluir
  2. Leia Sozinho porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas funciona mesmo! Entrai neste site e fiz esta prece . Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou . A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou. Agora veremos...
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar(três vezes...)
    Pense em algo que queria realizar na próxima semana e repita para você mesmo( seis vezes)
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo( Venha cá Anjo da Luz eu te Invoco para que Desenterre-o de onde estiver ou com quem estiver e faça ele Me telefonar ainda hoje Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que o venha para Mim, afaste todos aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras...mas somente em Mim. Que ele Me telefone e Me Ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo Amém...)
    Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma grande surpresa beijos. Ainda esta noite de madrugada o Teu amor dará conta de que TE ama, 1 a 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor . Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!