Destaques da Programação (aberta) pros Estudiosos de Religião:
Na Tenda do Congresso Literário (gratuito pelo telão):
dia 15, 19h Recital de Maria Betânia
dia 16, 18h30 Painel com Ariano Suassuna e Almeida Faria: Utopia, Messianismo e Sebastianismo
dia 17, 10h Painel com Mia Couto e José Eduardo Agualusa: Literatura e Realidade
dia 18, 20h Aula-espetáculo de Ariano Suassuna
Na Tenda da UBE:
dia 17, 15h40 Painel com Hiran Meneses e Frederico Lobo Maranhão: Pernambuco, Frei Caneca e Matias de Albuquerque
dia 17, 19h15 Palestra com Jovenildo Pinheiro: O sertão sangrento, história do Cangaço
Na Biblioteca (E-Porto Party):
dia 15, 18h Palestra com Ronaldo Lemos: como a tecnologia conformará a cultura
dia 16, 19h Mesa com Oona Castro: como o poder do conhecimento chegou ao cidadão digital
dia 18, 15h30 Oficina com Sônia Rodrigues: ferramentas digitais para a educação
Com a homenagem a Nelson Rodrigues, as discussões da Fliporto 2012 interessam ainda mais aos estudiosos da religião. Pois ele recebeu formação cristã batista e cultivou assim a crença na divindade e a defesa da moralidade - em confronto com o expressionismo que marcou sua carreira literária. Foi um conservador que produziu uma obra revolucionária, fantasiando em cima da crônica policial e retratando o espírito da "nova classe média" brasileira.
Nelson sintetiza o compulsivo paradoxo da cultura cristã entre a gente, que vive em cidades que se modernizaram: buscamos redenção, pois vida é desejo (sexual) e desejo é algo intolerável na sociedade (fundada na família cristã-burguesa). Pecamos, enfim, e somos punidos e daí redimidos pela graça divina, mas arrastados para um novo ciclo - e por isso, para salvar (tirar) sua platéia do "eterno retorno" que é o espetáculo dramático da vida, Nelson Rodrigues enche o palco dos assassinos, adúlteros e insanos... que pulsam em nós!
O tributo a ele fará da Fliporto um encontro ainda mais ilustre, uma vez que o trabalho do escritor, dramaturgo e jornalista recifense-carioca dialoga, também, com outras artes. Nessa edição muitos nomes engrandecerão a Festa, como Ruy Castro, que escreveu a biografia do homenageado da Fliporto, intitulada “O Anjo Pornográfico, a vida de Nelson Rodrigues”, e o autor do livro “Inventário das Sombras”, o escritor e crítico literário José Castello, também irá compor a programação deste ano.
Além desses, Mia Couto, Heloisa Seixas, Ana Maria Machado, João Almino e Sônia Rodrigues também já confirmaram presença no braço literário da 8ª Fliporto. O evento trará, ainda, o biógrafo britânico Barry Miles, Robert Darnton, historiador cultural americano e estudioso do livro, e Cory Doctorow, jornalista e escritor canadense. O encerramento do Congresso Literário ficará por conta da Aula-espetáculo proferida por Ariano Suassuna, nosso escritor e dramaturgo maior.
Setor novo na Fliporto será a E-Porto Party, I Feira do Livro Eletrônico, Inovação e Tecnologia em Educação do Nordeste, antenada com as tendências literárias no mundo virtual. Além do novo segmento, acontecerá a terceira edição do Prêmio TOC140, voltada para os internautas ligados em poesia e nas redes sociais. A edição do evento contará, também, com o Cine Fliporto, a Feira do Livro de Pernambuco, com exposição e comercialização de títulos; a Ecofliporto, braço ecológico que visa à preservação ambiental; e, por fim, a Fliporto Gastronomia, circuito que movimenta a rede de restaurantes e bares de Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!