29 de ago. de 2010

DEUS DE SEIS BILHÕES


Após dez anos sobrevoando o planeta para filmar “A terra vista do céu”, Yann Arthus-Bertrand lançou em 2003, com Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire o Projeto “6 bilhões de Outros”. Seis repórteres partiram durante quatro anos ao encontro dos Outros, do pescador brasileiro ao advogado australiano, do artista alemão ao agricultor afegão, para fazer a todos as mesmas quarenta perguntas: O que você aprendeu com seus pais? O que você deseja passar para os seus filhos? Por quais provas você já passou? O que é o amor para você? E Deus?...

Assim, coligiram os testemunhos de mais de 5.000 pessoas em 75 países. Esses depoimentos permitem descobrir o que nos separa e o que nos une sobre a Terra. 31 filmes temáticos estão disponíveis, em várias línguas, no site http://www.6milliardsdautres.org/. Os filmes também estão sendo mostrados em exposição que foi apresentada em Paris, 2009, e está rodando o mundo: acabou de passar no Pavilhão das Nações Unidas na Exposição Universal de Xangai, está indo para Roma e chegará ao MASP de São Paulo em janeiro de 2011.

Entre os documentários do Projeto, o de Deus é particularmente inquietante (por enquanto, este filme não está legendado em português: acima está em francês e pode ser visto em inglês no site do projeto). Há nele uma seleção de depoimentos para mostrar o que a humanidade pensa do divino: chama atenção a grande proporção de descrentes que se apresenta (talvez reflexo do contexto europeu dos realizadores), mas também a alegria luminosa e a simplicidade tocante dos crentes das mais diversas tradições espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!