11 de ago de 2010

GRUPO INVESTIGA MISTÉRIOS DA TRINDADE


O Grupo de Estudos sobre Diálogo e Transdisciplinaridade, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, reúne-se nas quartas-feiras, às 17h, no Laboratório do Mestrado em Ciências da Religião (7º andar do G4) e é aberto à participação de estudantes da graduação e da pós. O Grupo acabou de estudar a obra Espiritualidade integral, de Ken Wilber, e, a partir de hoje, um novo livro começará a ser discutido: Os mistérios da trindade, de Dany-Robert Dufour (Companhia de Freud, 2000).

Quem diz ''trindade'' evoca, é claro, o dogma central da religião cristã. Mas a forma três-em-um existe também, sob aspectos familiares aos estudiosos das religiões, nos politeísmos e nos outros monoteísmos. Mas ela não somente é constante nos campos do simbólico e religioso, mas também identificável nos domínios filosófico, lógico, semiológico e psicanalítico.''Os mistérios da trindade'' são uma viagem ao coração das regiões constitutivas do saber, durante a qual são explorados os grandes momentos de formação da razão trinitária e as fases essenciais da luta iniciada há mais de dois mil e quinhentos anos entre binaridade e trindade, tão determinante na história da cultura, tão plena de consequências quanto à opção a ser feita, na vida e no pensamento, nessa aurora do novo milênio: submeter-se ou não, de corpo e alma, à binaridade.

Dany-Robert Dufour é um filósofo francês contemporâneo, profesor de ciências da educação na Universidade Paris VIII e diretor de programa no Collège International de Philosophie. Ele também oferece cursos regularmente no estrangeiro, em particular no Brasil, Colômbia e no México. Sua reflexão trata sobretudo dos processos simbólicos e se situa transdisciplinarmente entre filosofia da linguagem e ciência política, pedagogia e psicanálise. É autor de numerosas obras, entre elas, em português, Lacan e o espelho sofiânico de Boehme, A arte de reduzir as cabeças e O divino mercado.



Veja aqui entrevista de Dufour a Paulo Henrique Amorim.
Veja aqui artigo de Dufour: Os extravios do sujeito.
Veja aqui site (em francês) da equipe universitária dirigida por Dufour.

2 comentários:

  1. Karina O. Bezerra11 agosto, 2010

    Voltamos ^^

    ResponderExcluir
  2. Adquiri o livro! (Silvério Pessoa)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!