12 de mai. de 2012

FESTA DE FREI DAMIÃO



Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti (Bozzano, 1898 - Recife, 1997), foi um frade capuchinho italiano radicado no Brasil. Começou sua formação religiosa aos doze anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma. Veio para o Brasil em 1930 e estabeleceu-se no Convento de São Felix no Recife, onde hoje está sepultado o seu corpo e para onde acorrem romarias, principalmente na festa que lhe rende homenagem em fins de maio. É considerado como santo por muitos católicos do Nordeste, que lhe atribuem numerosos milagres.

Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior. Era um tipo de cruzada missionária, de alguns dias de duração, quando se armava um palanque com vários alto-falantes, onde o frade transmitia seus sermões, após caminhadas de penitência com as multidões que o seguiam, sempre acompanhado do terço e do crucifixo. Dedicava também horas à confissão e escuta do povo, à realização dos sacramentos. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo...”.

Estudos críticos da trajetória controvertida do grande missionário - que sofreu oposição mesmo de setores católicos, renovados pelo Concílio Vaticano II - começam a ser realizados. Eles mostram que, a despeito do afã conversionista e identitário, a fama de Frei Damião deve-se à ressignificação da sua figura pelos sertanejos, que o associam aos grandes conselheiros nordestinos, como Pe. Cícero e Pe. Ibiapina. Frei Damião, porém, falava da morte e do juízo, insistia nos castigos de Deus e na conversão dos pecados pessoais, sobretudo dos amancebados. Sua pregação visava uma espiritualidade moral, descompromissada de questões sociais e de obras de caridade.

Saiba mais:
Site do Frei Damião
Memorial do Frei Damião
Dissertação sobre Frei Damião
Veja no blog:
Frei Damião: a metamorfose
Perfil de rezadeiro
Romaria de Frei Damião
Damião, damiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!