13 de set. de 2011

CULTURA PÓS-RELIGIOSA?!

A PUC Minas está realizando, entre os dias 12 e 14 de setembro, o IV Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião, no campus Coração Eucarístico. Com o tema Religião e Cultura: memórias e perspectivas, o evento tem mais de cem estudantes inscritos e reúne renomados professores e pesquisadores, reconhecidos internacionalmente, com o objetivo de recolher estudos e pesquisas que ajudem a entender o papel da religião nesta fase de transição pela qual passa o mundo e, ao focar especialmente sua relação com a cultura, apontar perspectivas para a época que se inicia. O nosso Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP está presente através do estudante Maruilson Souza e do professor Gilbraz Aragão - que foi convidado para uma Mesa de Debates e também para a Consulta latino-americana sobre cultura "pós-religiosa", iniciativa da Associação de Teólogos do Terceiro Mundo, que acontece durante o Simpósio.
.
A programação conta com mesas redondas, grupos de trabalho, debates e conferências. A primeira conferência trouxe um Panorama da crise de época, pela Dra. ANA MARIA BIDEGAIN (Florida International University), e a segunda trará Apreciações filosóficas sobre a religião e a cultura e será proferida por TERRANCE WALSH (Heythrop College in London). O Simpósio será encerrado com a palestra Religião e identidade cultural na ordem política e social do Japão, pelo Dr. DOMINGOS SALGADO DE SOUSA (Universidade de Nanzan Nagoya). Além disso, hoje teremos uma Mesa Redonda com a Perspectiva teológica da temática, composta por Dr. Afonso Murad (FAJE), Dr. Élio Gasda (FAJE) e Dr. Geraldo Luís B. Hackmann (PUC/ RS), uma Mesa Redonda com a Perspectiva Bíblica, formada por Dr. Haroldo Reimer (PUC Goiás), Dr. JoelAntônio Ferreira (PUC Goias), Dr. Geraldo Dondice (PUC Rio) e outra Mesa com as Perspectiva das Ciências da Religião, onde estarão o Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC Minas), Dr. Emerson Sena da Silveira (UFJF), Dr. Sérgio Nestor Osório (Univ. Nueva Granada). As comunicações em 12 Grupos de Trabalho ocorrerão simultaneamente à tarde.

Amanhã ainda teremos uma quarta Mesa Redonda, sobre a Condição Pós-religiosa na América Latina, com participação do Dr. Amando Robles (CETR – Barcelona), Dr. Gilbraz Aragão (UNICAP), Dr. Marià Corbí (CETR), e Dr. Sérgio Nestor Osório (Univ. Nueva Granada). Além disso, à tarde, prosseguirá um Debate fechado com pesquisadores convidados, ainda sobre A questão pós-religiosa, constando de conferência do Dr. José Maria Vigil (CETR), tendo como debatedores o Dr. Flávio Senra ANPTECRE) e o Dr. Valmor da Silva (SOTER). Espera-se que um projeto comum de pesquisa envolvendo os novos rumos da espiritualidade e as concepções da religiosidade no mundo contemporâneo surja desse momento e coloque prospectivas para o Simpósio e para os estudos religiosos de todos nós. Digno de nota é o fato dessa questão "pós-religiosa", ou, mais precisamente, "pós-religional", ter sido colocada justamente em Minas, Estado tradicionalmente religioso e católico... Será que Freud explica?!
.
Veja mais sobre a temática no blog:
Final da epistemologia mítica,
Espiritualidade sem religiões.

Baixe aqui livro de Corbí, "Religión sin religión".
Assista aqui vídeos sobre espiritualidades religiosas e pós-religiosas no CETR.
Veja por aqui a apresentação de Gilbraz em GT do Congresso e abaixo o texto da sua participação em Mesa de Debates:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!