2 de set. de 2011

NOVO MAPA DAS RELIGIÕES



Quais as mudanças ocorridas no mapa religioso brasileiro? Quais são os estados mais e menos católicos? E o número de pessoas sem religião? Qual a religião com maior peso na nova classe média brasileira e entre os pobres? Que religião os jovens estão seguindo? As mulheres ainda são mais religiosas que os homens? Qual é o ranking aberto de religiões no país? Qual a porcentagem de renda apropriada por cada grupo religioso?

O levantamento “Novo Mapa das Religiões”, realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, acaba de ser lançado: responde a essas questões e também traça um panorama de longo prazo da diversidade religiosa brasileira, analisando a evolução das diferentes crenças desde o final do século XIX. Oferece ainda novos dados comparados entre 156 países sobre a freqüência em atividades religiosas e sobre a importância da religião percebida em diferentes nações.

O sítio do Mapa das Religiões apresentado na internet traz dados inusitados, que desafiam os estudos sociológicos, principalmente sobre religião e economia. Além dos resultados da pesquisa, o espaço virtual disponibiliza banco de dados interativo que permite levantamentos personalizados sobre o fato religioso. O objetivo é oferecer à sociedade o mais completo quadro estatístico atualizado sobre religiões do país. Uma mina para os pesquisadores e cientistas da religião.

Acesse aqui o Mapa das Religiões,
 com textos e banco de dados completos.

Veja também aqui uma animação satírica
da Revista Galileu (maio/2010) sobre os
"Números da religião no Brasil". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!