Professores

PREFIXO GERAL DOS TELEFONES NA UNIVERSIDADE: (81) 2119-....



PERMANENTES:


Cláudio Vianney Malzoni – Doutor em Ciências Bíblicas
Possui graduação em Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1987) , graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1992) , graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1983) , mestrado em Ciências Bíblicas pela Pontificium Institutum Biblicum de Urbe (1997) e doutorado em Ciências Bíblicas pela École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem (2002) . Atualmente é jornada integral da Universidade Católica de Pernambuco, onde coordena o curso de Teologia. Tem experiência na área de Teologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: crítica textual, Diatessaron, evangelho de João, Evangelhos, Jesus e a samaritana.
Sala: Coord. Teologia (1º do B), tel.: ...4090
E-mail: malzoni@hotmail.com


Degislando Nóbrega de Lima - Doutor em Teologia
Possui graduação em Teologia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba (1992), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1991) e doutorado em Teologia da Missão - Westfälische Wilhelms Universität, Alemanha (2001). Atualmente é professor assistente II e Diretor do CTCH da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Teologia e Ciências da Religião, é docente no Mestrado em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: pluralismo, libertação, hermenêutica, mediação sócio-analítica e cristianismo e modernidade.
Sala: Diretoria CTCH (1º do B), tel.: ...4123
E-mail: degis@unicap.br


Drance Elias da Silva - Doutor em Sociologia
Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Religião e Bacharelado em Teologia. Assessor Pedagógico da área de Ensino Religioso da Secretaria de Educação do Município Jaboatão dos Guararapes. Tem experiência na área de Teologia e Sociologia da Religião. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a religião, Pentecostalismo Protestante, Mudança Social e Religião.
Sala: E3, 8º do G4, tel.: ...4030
E-mail: drance@unicap.br


Gilbraz de Souza Aragão - Doutor em Teologia
Graduado em Filosofia e Teologia, mestre pela Pontifícia Faculdade de Teologia de São Paulo (1994) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Professor da Universidade Católica de Pernambuco, onde atua na área de Teologia e Ciências da Religião. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil, vice-presidente (2010-14) da Associação dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), mantém pesquisa sobre teologia e diálogo inter-religioso, metodologia teológica e transdisciplinaridade.
Sala: Coordenação do Mestrado (C1, 8º do G4), tel.: ...4022
E-mail: gilbraz@unicap.br


João Luiz Correia Júnior - Doutor em Teologia
Tem Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Professor Titular da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, onde faz parte do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. É Conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica - ABIB, representando a Região Nordeste. É sócio da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Assessora o CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, em Pernambuco. Tem experiência em Teologia e no campo espistemológico das Ciências da Religião, atuando principalmente na área dos Estudos Bíblicos, com ênfase no Movimento de Jesus; análise literária e sociológica dos Evangelhos Sinóticos; Exegese e hermenêutica neo-testamentária. Tem artigos e livros publicados por editoras como Paulinas e Vozes.
Sala: Procom (térreo do B), tel.: ...4156
E-mail: jota@unicap.br


Luiz Alencar Libório - Doutor em Psicologia
Possui Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1990), Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (1973), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1970), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma(1997) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2001). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e membro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF). Tem experiência na área de Teologia e Psicologia com ênfase em Ciências da Religião e Dinâmica familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e práticas sócio-religiosas, identidade e pluralismo religioso, cristianismo e modernidade, identidade religiosa e dinâmica familiar.
Sala: D5, 7º do G4, tel.: ...4430
E-mail: laliborio@terra.com.br


Luiz Carlos Luz Marques - Doutor em História Religiosa
Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Professor Assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, membro do colegiado do Mestrado em Ciências da Religião. Coordenador do Curso de Licenciatura em História, da mesma Universidade. Organizou e coordenou, entre 2002 e 2009, o projeto internacional de publicação das Obras Completas de Dom Helder Camara, em nome do Instituto Dom Helder Camara do Recife. É ligado às seguintes instituições de pesquisa no exterior: Centro per l'Ecumenismo in Italia, Istituto per le Scienze Religiose di Bologna, Associazione Italiana per lo Studio della Santità, dei Culti e dell'Agiografia. Dedica-se especialmente aos seguintes temas: Igreja católica, hagiografia crítica, Concílio Vaticano II, Dom Helder Camara, igrejas e movimentos religiosos no Brasil do século XX.
Sala: Coord. História (1º do B), tel.: ...4169
E-mail: lmarques@unicap.br


Newton Darwin de Andrade Cabral - Doutor em História
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), possui mestrado (1993) e doutorado (2001), ambos em História e pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, onde ministra aulas na Graduação em História e é integrande do Colegiado do Mestrado em Ciências da Religião, além de ser membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Contemporâneo, História da Igreja Católica no Brasil República, modelos eclesiais, lideranças eclesiais; relações Estado e igrejas no Brasil República e História da América.
Sala: E1, 8º do G4, tel.: ...4028
E-mail: newton@unicap.br


Nilo Ribeiro Junior - Doutor em Teologia
Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana (1993), doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1999). Mestrando em Ética filosófica pela Universidade Pública do Minho, Braga, Portugal, e doutorando em Ética Filosófica pela Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ética Teológica Fundamental e Ética da Sexualidade, e na área de Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, ética, responsabilidade, corporeidade em Emmanuel Levinas.
E-mail: niloribeiro@unicap.br


Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. - Doutor em Teologia
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989) , graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) , mestrado em Teologia pela Centre D'etudes Et de Recherches de La Compagnie de Jésus (1996) e doutorado em Teologia pela Centre D'etudes Et de Recherches de La Compagnie de Jésus (2001) . Atualmente é Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e Professor da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fé em contexto, Discernimento teologico, Paul Tillich, Crer no contexto brasileiro, Hermeneutica e Epistemologia.
Reitoria, tel.: ...4110
E-mail: prubens@unicap.br


Sergio Sezino Douets Vasconcelos - Doutor em Teologia
Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Teologia - Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba Centro de Estudos (1992) e doutorado em Teologia Católica - Westfälische Wilhelms Universität Münster/ Alemanha (1999). Atualmente é professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. Tem experiência nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sincretismo afro-brasileiro, religião e cultura, religiões afro-brasileiras, teologia da libertação e religião e identidade.
Sala: E6, 8º do G4, tel.: ...4034
E-mail: douets@unicap.br


Zuleica Dantas Pereira Campos - Doutora em História
Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Antropologia (1994) e doutorado em História (2001), todos realizados na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando no curso de graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.É lider do grupo de pesquisa "Estudos Transdisciplinares em História Social". Tem experiência na área de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, cultura, parentesco e família.
Sala: D3, 7º do G4 , tel.: ...4428
E-mail: zuleica@unicap.br


COLABORADORES:


Antonio Raimundo Sousa Mota, S.J. - Doutor em Teologia
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1987), mestrado em Teologia pela Pontifícia Studiuorum Universitas Salesiana (1993) e doutorado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Studiuorum Universitas Salesiana (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cristianismo e modernidade, cultura urbana e religião e espiritualidade inaciana.
Sala: Coord. Pastoral (térreo do B), tel.: ...4236
E-mail: amota@unicap.br


Riccardo Burigana - Doutor em Ciências Históricas
Nascido em Florença, Itália, é doutor em Ciências Históricas pela Universidade de San Marino (Università degli Studi della Repubblica di San Marino), com a tese "L'Università di Wittenberg tra Lutero e Melantone (1502-1560): nuovo magistero e disciplinamento nella Riforma", sob orientação do Prof. Dr. Paolo Prodi, da Universidade de Bolonha. Dirige o Centro per l'Ecumenismo in Italia, sediado em Veneza. É professor do Instituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia (associado à Faculdade de Teologia da Pontificia Università Antonianum de Roma), desde 2004, lecionando as disciplinas História da Igreja e História do Movimento Ecumênico. É diretor do Master in Dialogo Interreligioso no mesmo Instituto. Oferece seminários anuais no Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP (Brasil).


Sylvana Maria Brandão de Aguiar - Doutora em História
Doutorado em História pela UFPE e pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestrado em História pela UFPE. Pós graduação, Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora Associada I do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. Professora do Programa de Pós Graduação em História e do Mestrado em Gestão Pública da UFPE. Professora Colaboradora do Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco. Contribui nas áreas de História das Religiões, História Social, Antropologia Organizacional, Antropologia das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: Cristianismos, Catolicismos, Religiosidades , Devoção e Efetividade na Gestão Pública com destaque em Patrimônios, Museus e Memória Social. Organizadora da coletânea História das Religiões no Brasil.