19 de abr de 2009

GRUPO ESTUDA ESPIRITUALIDADE INTEGRAL



O Grupo de Estudos sobre diálogo inter-religioso e transdisciplinaridade, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão, reúne-se nas quartas-feiras, às 17h, no Laboratório do Mestrado (7º andar do G4) e é aberto à participação gratuita de estudantes da graduação e da pós. A partir desta semana, um novo livro será discutido pelo Grupo: Espiritualidade integral, de Ken Wilber (ed. Aleph, 2006).

Neste livro, Ken Wilber, um dos mais importantes pensadores contemporâneos, parte de sua 'Abordagem Integral' para formular uma nova teoria da espiritualidade. Uma teoria que absorve tanto as crenças mais tradicionais das grandes religiões, quanto os princípios culturais e científicos modernos e pós-modernos, propondo um papel radicalmente novo para a religião no mundo.

O autor ainda analisa questões como a aplicação da espiritualidade no cotidiano; a prova da existência do espírito; os estágios do desenvolvimento espiritual; e a função da meditação. O resultado é uma resposta categórica àqueles que negam qualquer validade da religião na sociedade moderna; e, talvez, o caminho para uma nova compreensão que se contraponha ao flagrante fundamentalismo religioso de nossos dias. Esse estudo, então, vai subsidiar teoricamente a prática de diálogo que vem sendo ensaiada no Fórum Inter-religioso da UNICAP, no sentido de orientar uma mística comum e transreligiosa que aí deve ser cultivada.

Para adquirir o livro, clique na Estante Virtual ou na Livraria Cultura.
Conheça também o livro A visão integral e o site Integral Life.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!