3 de dez. de 2009

EXCURSÃO DOS PROFESSORES


Os professores do nosso Mestrado vão sair em excursão de pesquisa e avaliação ao Vale do Catimbau nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. A comunidade do "Meu Rei" vai nos acolher para uma visita e, após o re-conhecimento desse importante e original fato religioso nordestino, seguiremos discutindo na pousada de Buíque sobre como fazer pesquisa em Ciências da Religião. O mestrando Luca Pacheco vai se encarregar das filmagens e articulações, pois uma delegação daquele grupo messiânico deve vir participar do Fórum Inter-religioso da UNICAP no ano que vem.

O Parque Nacional da Serra do Catimbau, onde está a comunidade, foi criado em dezembro de 2002, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. O parque é o segundo do estado, depois do de Fernando de Noronha, e preserva uma das últimas áreas de Caatinga. Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Parque do Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí.

Além da importância natural e arqueológica, o Catimbau esconde uma experiência religiosa em fermentação. O movimento surgiu em 1976, liderado por Cícero Farias, o "Meu Rei", que recebeu "missão divina" de fundar o novo paraíso terrestre. Criou então a Fazenda Porto Seguro, onde mais de trinta famílias vieram morar, em torno do seu "Palácio" e da "Água da Vida", da sua "Doutrina Metafísica e Teológica" - que manda "ser obediente às leis cósmicas, ser manso e brando de coração", evitar jogo e carne. A poligamia era aceita e a comunidade chegou a ter escola, jornal e até o próprio dinheiro. Mas, em 1999, com a morte de Cícero, tido como imortal, instaura-se uma crise que pode estar originando nova religião. Renata Severino, educadora que fez mestrado conosco em 2008, pesquisando esse dilema, vai guiar a visita dos professores.


Veja aqui (WindowsMedia) outro filme sobre o Parque do Catimbau,
feito pelo Repórter Eco, da TV Cultura.
Veja aqui reportagem do Portal Terra sobre a Comunidade de Meu Rei.
Veja aqui divulgação do pensamento de Meu Rei por um seguidor.
Veja aqui um álbum de fotos da excursão.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!