24 de set. de 2009

TEOLOGIA DA ENXADA


QUARENTA ANOS DA TEOLOGIA DA ENXADA

9 A 12 DE OUTUBRO DE 2009
NO CENTRO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA
SERRA REDONDA, PARAÍBA

A Teologia da Enxada é uma maneira nova de estudar e ensinar a teologia cristã a partir de diálogos com os agricultores e as famílias camponesas. A reflexão se faz pela conversa sobre a vida, em torno da bíblia, evitando abstrações e conceitos filosóficos que não pertencem à cultura popular.

A experiência foi iniciada em 1969 por um grupo de dez pessoas, às quais muitas outras foram se reunindo no decorrer desses anos. Hoje muitas iniciativas de formação e associações missionárias do Nordeste têm a sua inspiração nesse modo de viver a fé e transmiti-la aos pobres, principiada pelo grupo do padre José Comblin.

Celebrar os 40 anos é uma ocasião para reunir representantes dos diversos grupos, amigos e amigas que bebem na mesma fonte de uma teologia libertadora. Teologia essa que busca construir o Povo de Deus, preservando a autenticidade de Jesus e de sua mensagem, ante as deformações históricas.

Para conhecer os desdobramentos dessa experiência fundadora e pensar nas perspectivas desse movimento teológico popular, você é convidado a participar de uma jornada celebrativa. Maiores informações com Raimundo Nonato, tel. (83) 3399 4021, e-mail: rqueiroznonato@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!