8 de set. de 2009

VÍDEOS E CURSOS PELA INTERNET



Você gostaria de assistir conferências sobre religião e religiosidade nas maiores universidades do mundo? Pois não precisa sair do Recife nem pagar milhares de dólares por isso: a Internet está se tornando mais educativa e pode criar uma ponte para as suas viagens acadêmicas em busca de inspiração para pesquisa dos fatos religiosos e das suas múltiplas interpretações.

A USP, no IPTV, já disponibilizou as informações educacionais, científicas e culturais que produz. Esse serviço oferece acesso a vídeos ao vivo, em eventos que ocorrem nos diversos auditórios e que são transmitidos em tempo real; como também vídeo por demanda, permitindo acesso ao acervo da universidade e através dos canais, onde as programações pré-definidas são elaboradas por comissões específicas. Basta entrar aqui e digitar “religião” ou “ética” no sistema de Busca.
 ...
A Univesp TV, canal digital da multiprogramação da TV Cultura, é uma das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e visa a formação integral do cidadão. Além de poder assistir a programação na TV em São Paulo, todo mundo pode acessar os programas e vídeos através da Internet: acesse o site por aqui e digite a palavra "religião" na caixa de pesquisa.
...
Outra ferramenta, desenvolvida em uma parceria da Unesco com bibliotecas nacionais de vários países, oferecerá gratuitamente para internautas de todo o mundo documentos em 40 línguas diferentes. Trata-se da Biblioteca Digital Mundial (BDM) – um portal gratuito no endereço http://www.wdl.org/. Em português, já existem aí mais de sessenta referências sobre religião. Na França, a Videoteca Eletrônica do Ensino Superior (http://www.canal-u.tv/) dispõe de centenas de documentários sobre religião (em francês). No Brasil, o Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/) já disponibiliza igualmente mais de trinta ítens sobre religião.

O You Tube, também, acaba de lançar o EDU, site específico que reúne debates, apresentações, experimentos e grades acadêmicas do seu acervo de vídeos. Muitas entidades norte-americanas como as de Stanford, Berkley e Harvard, já disponibilizam centenas de aulas grátis na internet. Você pode acessar as referentes a questões religiosas clicando aqui. Rival desse repositório de vídeos predominantemente em inglês, o francês Dailymotion também coleciona reportagens e debates especiais sobre religiosidade, que podem ser acessados aqui.

Mas se está precisando de uma ajudinha para compreender as línguas estrangeiras dessas apresentações, a Internet também serve. Clique aqui e faça um curso de francês, patrocinado pelo MEC, prático e sem custos. São 24 lições onde, ao final, você terá um conhecimento básico da língua francesa. Caso deseje aprofundar a língua de Shakespeare, também gratuitamente, acesse aqui a seção Aprenda inglês da BBC, ou então pratique leitura e tire suas dúvidas no English made in Brazil.

Caso você já navegue bem em outras línguas, sobretudo no inglês, aqui vão outros endereços onde você encontrará aulas e palestras gratuitas sobre diversas áreas de conhecimento na Internet:

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
Oferece cursos em áreas como gestão e metodologia, além de capacitação para professores.

NOTRE DAME UNIVERSITY
Traz aulas de estudos asiáticos, teologia, estudos de gênero e outros. É possível assinar RSS para saber do surgimento de novos cursos.

UTAH STATE UNIVERSITY
A universidade oferece partes do conteúdo usado em aula para download, incluindo alguns testes. O material abrange áreas como física, psicologia, artes, economia e antropologia.

YALE UNIVERSITY
Os cursos do Open Yale Course falam de astronomia, química, história da arte e outras áreas. Inclui transcrição, áudio e vídeo das aulas.

UC BERKELEY
Disponibiliza conteúdo nas áreas de política, biologia, estatística, saúde pública e outras. Os cursos são em formato de podcast e webcast. É possível assinar RSS do conteúdo.

OPENCOURSEWARE CONSORTIUM
Consórcio de mais de 200 Universidades (algumas inclusive de Pernambuco) que oferecem cursos à distância. Publica aulas em áudio e vídeo e oferece tradução de alguns materiais para línguas como o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!