A programação na Terra do Caboclo de Lança, como Itaquitinga é mais conhecida, começa às 14h, com o seminário “A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco”. O encontro reúne representantes da Banda Musical Curica de Goiana (fundada em 1848, sendo a mais antiga filarmônica da América Latina em atividade), Banda 28 de Junho (Condado) e o Mestre Biloco. À frente da Orquestra Independente há mais de vinte anos, Mestre Biloco receberá homenagens durante a programação do Palco Canavial, a partir das 16h30, na Praça Central de Itaquitinga. Considerado uma das grandes personalidades da cultura local, Severino Feliciano da Silva se envolveu desde criança com ciranda, maracatu, frevo, bandas marciais e participou de muitas sambadas pela região. Quanto a Chico César, apresenta-se em Itaquitinga com o show “Aos Vivos Agora”, inspirado em seu primeiro álbum, com arranjos de voz e violão para as músicas “Mama África” e “À Primeira Vista”. Foi com essas composições que o artista fez sucesso, há 16 anos, fora de sua cidade natal, Catolé do Rocha (PB). O show promete ser um grande revival da carreira do cantor, com clássicos de seu repertório.
Já Silvério Pessoa, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, é nascido em Carpina e vai a Itaquitinga apresentar seu atual show, intitulado No Grau. “Neste CD, acredito ter chegado perto do meu desejo, que é promover um diálogo entre a cultura popular e a música denominada universal, com influências do rock e do pop". É das referências e memórias da Mata Norte que Silvério Pessoa tira a inspiração para compor suas canções. “Foi em Carpina, através da Rádio Planalto, que ouvi e guardei toda sonoridade que trago comigo até hoje. Cocos, cirandas, forrós, maracatus, festas e celebrações que fazem parte da cultura daquela cidade. Sou um migrante, saí de lá e fui estudar em Recife, onde encontrei um novo panorama, novos sons e pessoas. Meu trabalho é esse hibridismo, mas sou um filho legítimo da Zona da Mata. Acredito que o Festival Canavial é uma janela para essa cultura, que tem o DNA de Pernambuco e que se afirma em uma zona em franco desenvolvimento”.
Programação
08/12/2013 (Domingo)
Palco Canavial (Praça Central de Itaquitinga)
Palco Canavial (Praça Central de Itaquitinga)
14h às 17h - Seminário: A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Palestrantes: Representante da Banda Musical Curica de Goiana, Representante da Banda 28 de junho de Condado, Biloco (Mestre da Cultura Popular de Goiana), Mediador: Ítalo Pay (Cantor e Presidente da Associação dos Profissionais de Música de Goiana)
16h30 - Índio Canindé Brasileiro (Itaquitinga – PE)
17h - Orquestra 15 de Novembro (Upatininga / Aliança – PE)
17h30 - Ciranda da Flôr (Itaquitinga – PE)
18h - Silvério Pessoa (Recife – PE)
20h - Chico César (Catolé do Rocha – PB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!