12 de jun. de 2013

ANTROPOSOFIA NO RECIFE

A Antroposofia (anthropos = homem e sofia = sabedoria) é uma filosofia desenvolvida a partir dos conhecimentos elaborados pelo filósofo e pesquisador austríaco (na foto) Rudolf Steiner (1861-1925) sobre o ser humano, a natureza e o cosmo. Nela, o homem é compreendido como um microcosmo em íntima relação com o macrocosmo, sendo percebido na sua dimensão integral como um ser dotado de uma corporalidade, de uma vida psíquica e de uma identidade.

A partir dessa visão, a Antroposofia pode ser aplicada nos diversos campos da saúde (Medicina, Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia), nas artes (pintura, escultura, canto, arte da fala, teatro, eurritmia) e em várias áreas de conhecimento, como: Pedagogia, Economia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Agricultura, Biologia, Astronomia, Matemática e Geologia.

Interessados em conhecer a Antroposofia, no Recife, podem aproveitar a palestra aberta "Introdução à Antroposofia", que acontece no dia 14 de junho (sexta-feira), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega. O encontro será facilitado pela médica antroposófica Fernanda Camarano. Além da palestra, a médica também ministra no dia 15 de junho (sábado) o minicurso "Introdução à Antroposofia - Despertar o humano para a arte de viver", que acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, no MAMAM. O investimento para participar é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas.

O Conteúdo Programático do minicurso inclui: Antroposofia: Panorama Histórico e Atual, Goethe como modelo: Fenomenologia, Biografia de Rudolf Steiner, Trimembração e Quadrimembração, Setênios e Biografia Humana: Influências Planetárias e Curva Biográfica, Medicina: Steiner e Ita Wegman, Pedagogia: Escolar e Curativa e Social, Euritmia.

Fernanda Camarano é médica graduada pela Faculdade de Medicina da UFMG, fez Residência em Pediatria; Formação em Medicina Antroposófica no Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos São Paulo; Formação em Biografia Humana pela Escola Livre de Estudos Biográficos São Paulo. Iniciou o movimento médico antroposófico em Aracaju (SE). Atualmente trabalha no SUS BH/PRHOAMA como condutora de oficinas de desenvolvimento humano e atendimento em Medicina Antroposófica.

Descubra também o Curso Básico de Antroposofia por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!