20 de jan. de 2013

MESTRADO NO FESTIVAL ESTUDANTIL




Com o tema “A volta da Asa Branca”, a 8º Bienal da União Nacional dos Estudantes reunirá dez mil jovens de todo o Brasil entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013 nas cidades de Recife e Olinda. Aulas-espetáculo, grandes shows, debates, mostras estudantis e convidadas, ciência, tecnologia, esporte e “culturata” fazem parte da programação.

A União Nacional dos Estudantes representa mais de seis milhões de universitários brasileiros. A Bienal da UNE, maior festival estudantil da América Latina, está voltando para o Nordeste. A oitava edição do encontro retorna a Pernambuco, onde já foi realizado há 10 anos, e faz uma homenagem ao centenário do rei Gonzagão, com o tema “A Volta da Asa Branca”. São esperados jovens de todo o país e também do exterior.

O complexo do Carmo em Olinda vai se transformar, durante a Bienal, em uma verdadeira cidade dos estudantes. Respeitando a configuração do próprio espaço, que inclui a praça e a igreja, serão montadas estruturas para receber as atividades do festival. Locais como a Faculdade de Olinda, a Biblioteca Pública e o Clube Atlântico abrigarão mostras, debates, exposições, sessões de cinema e apresentações teatrais.

Os shows de bandas universitárias ocuparão a praia do Carmo. Como novidade nesta edição, acontece também a Bienalzinha, com programação de caráter lúdico e recreativo voltada ao público infantil. As ladeiras de Olinda, patrimônio da humanidade pela Unesco e da alegria pelos foliões, serão palco do encerramento da Bienal com a “culturata”, tradicional passeata cultural dos estudantes, que terá o mesmo percurso dos famosos blocos do carnaval.

Na programação, há debate sobre as relações entre ciência e religião e até sobre a contribuição das rezadeiras para a saúde pública. O Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP estará presente pela embaixada do nosso estudante e artista multitalentoso Silvério Pessoa: no dia 23, quarta, ele vai participar de uma mesa de debates e também vai fazer um show "No Grau", ao lado de grandes cantores nordestinos. Confira e agende a sua participação:

16h às 18h: Ciclo de debates
Tema: A religiosidade e os mitos como elemento da identidade do povo nordestino
Convidados: Silvério Pessoa (educador e artista), Beth de Oxúm (Ponto de Cultura Coco de Umbigada)
Local: Praça do Carmo - Olinda

22h às 2h: Atividade cultural
Convidados: Silvério Pessoa, Elba Ramalho, Patrick Tor4 e VJ Mozart
Local: Praia de Casa Caiada (em frente ao antigo quartel) - Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!