28 de mar. de 2012

RELIGIOSIDADE SEVERINA

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP
de MARIA AUGUSTA DE SOUSA TORRES

ENSINO RELIGIOSO E LITERATURA, 
um diálogo a partir do Poema Morte e Vida Severina

Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do diálogo do Ensino Religioso com a Literatura, na perspectiva de tornar esta área de conhecimento uma oportunidade do exercício do diálogo com outros saberes, a fim de descobrir formas criadoras de sua operacionalização. Nosso objeto de estudo foi o poema Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano - de João Cabral de Melo Neto. Poema dramático que trata da condição humana do homem do Sertão, conta a historia de um retirante que vai para o litoral e em cada parada se depara com a morte anônima e coletiva até a chegar ao seu destino final: a cidade de Recife, onde acontece o nascimento de uma criança, símbolo de esperança. Tem como personagem principal o retirante Severino que é um ser plural, pois representa todos os deserdados que vivem a vida Severina, sem condições de vida digna. O texto possibilita a reflexão sobre a caminhada do sertanejo, que por onde passa faz o registro de toda a situação da vida do povo e da paisagem nordestina, tendo como guia o rio Capibaribe que, como o sertanejo também sofre com a seca, pois no período de estiagem, seca em alguns trechos, dificultando a caminhada pelo Sertão. O objetivo do personagem principal do poema é a busca incessante de vida mais digna do que a morte. A metodologia desta pesquisa foi de caráter bibliográfico e teve como proposição buscar no imaginário do texto literário noções de identidade como necessidade de pertencimento a um grupo social, solidariedade como exercício de vivência ética indispensável na formação do indivíduo e religiosidade como dimensão transcendente do humano para se religar ao sagrado, sob o olhar pluralista das Ciências da Religião, tendo em vista trabalhar essas noções no fazer pedagógico do Ensino Religioso, para contribuir com a formação integral da vida cidadã. Esta dissertação apresentou a proposta de reflexão para colaborar com a dinamização do Ensino Religioso, a partir do texto poético, a fim de facilitar a compreensão, não só da área de conhecimento desse ensino, mas através de pertinente diálogo com outras áreas, possibilitar alternativas de um novo fazer pedagógico que reencante a educação. Palavras-chave: Ensino Religioso; Literatura; Identidade; Religiosidade; Solidariedade.

Dia 3 de abril, às 9h
No anfiteatro do 3º andar do bloco G4

Banca Examinadora:
Professor Dr. Remí Klein - UNISINOS
Professor Dr. Gilbraz de Souza Aragão - UNICAP
Professor Dr. Drance Elias de Souza - Orientador

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