de José Roberto de Vasconcelos
O ENSINO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ÉTICO DO ALUNO NA PERSPECTIVA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
A educação tem o caráter de formar o cidadão para a vida, estando em sintonia com a realidade que circunda o educando. O Ensino Religioso tem o indicativo de trabalhar o Fenômeno Religioso de maneira abrangente. A preocupação de formar o educando com a consciência crítica e uma visão de mundo aberta, passa também pelo entendimento, assim como o estudo sistemático, da religião, enquanto experiência humana e instituição histórica, trabalhando o ser humano enquanto ser que busca a transcendência. Diante de um mundo marcado por conflitos e numa sociedade voltada para o consumismo, urge a necessidade da formação do educando para uma cultura em que se imprima um Ethos que ilumine a moral na sociedade, onde a escola possa educar para o respeito ao outro em sua opção de manifestar sua religiosidade e de poder discutir de forma madura e democrática os assuntos pertinentes às diversas manifestações neste âmbito, porém de uma maneira crítica. Outrora, nos primórdios da colonização do Brasil, o ER tinha como característica a catequese, necessariamente para a conversão e vivência religiosa voltada para a fé, direcionada para a Igreja Católica. No decorrer da história da educação no Brasil, o ER passou por algumas modificações até o último desfecho que se deu com a Lei de nº 9.475, sancionada no dia 22 de julho de 1997, que coloca o ER como disciplina normal, não atendendo a formas proselitistas, porém de matrícula facultativa e limitada ao Ensino Fundamental. Os PCNs de ER são divididos em cinco eixos, dos quais o Ethos é o foco principal neste trabalho, primando pela formação de valores que visem o reflexo de uma convivência humana embasada no respeito e na tolerância, entendendo que a diferença religiosa, nos seus diversos segmentos, representa uma dimensão de riqueza que deve gerar um ambiente saudável, em especial o escolar, primando pela formação da cidadania e do direito de poder manifestar sua opção religiosa, buscando contribuir para a construção de um Ethos que dê abertura ao transcendente nas mais diversas formas.
Dia 2 de abril às 10h
No anfiteatro do 3º andar do bloco G4
Banca examinadora:
Prof. Dr. Luiz Alencar Libório (UNICAP - Orientador)
Prof. Dr. Junot Cornélio Matos (UFPE - Avaliador externo)
Prof. Dr. Antonio Raimundo Sousa Mota (UNICAP - Avaliador interno)
Banca examinadora:
Prof. Dr. Luiz Alencar Libório (UNICAP - Orientador)
Prof. Dr. Junot Cornélio Matos (UFPE - Avaliador externo)
Prof. Dr. Antonio Raimundo Sousa Mota (UNICAP - Avaliador interno)
Olá Zé. Você é o cara. Tentei chegar para sua defesa. Mais torci muito. Com sua visão e experiência na área creio que contribuirá muito com sua DISSERTAÇÃO. ABRAÇO.
ResponderExcluirSOARES.
Bom dia José, fiquei encantada com a sua dissertação, e gostaria de ler o texto completo, conhecer os passos da sua pesquisa... as fontes que você bebeu... Ela está publicada na íntegra? Como faço para ter acesso?
ResponderExcluirObrigada
Edalza Helena
Olá,
Excluira dissertação de José Roberto pode ser baixada daqui:
http://www.unicap.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=751
boa leitura!