Nossa mestra e amiga Eliana Yunes, que fez sucesso falando sobre literatura e religião na Semana Teológica da Unicap deste ano (além de animar esses estudos transdisciplinares na Alalite e especialmente na Revista Teoliterária), está de volta ao Recife: ela fará a palestra de encerramento do II Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura da UFPE, com o título "O leitor como um sujeito de experiência", às 17h do dia 21 de outubro, no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco. Eliana Lucia Madureira Yunes é graduada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), tem mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, politicas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.
.
O Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura (II SEPEL), que ela vai encerrar na UFPE, está acontecendo de 18 a 21 de outubro, no Centro de Educação. Objetiva fomentar o debate em torno dos processos de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio. Debate esse que vem sendo orientado pelas atuais propostas curriculares como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), entre outros documentos de âmbito estadual e municipal, estes, por sua vez, alimentados pelos novos paradigmas da crítica e da teoria literárias, bem como pelas pesquisas em educação e linguagem. Em sua segunda edição, o evento toma como foco o aluno-leitor e suas relações com o texto literário e irá reunir estudiosos da área e professores universitários e da educação básica para discutir questões como: as contribuições da Teoria da Recepção para a formação do aluno-leitor; a relação entre leitor, literatura e sociedade; as contribuições da Linguística e da Teoria Literária para o ensino de literatura; a presença da literatura afro-brasileira na Educação Básica; as alternativas teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio. O evento contará com conferências e palestras realizadas no formato de mesas-redondas. A programação também inclui sessões de comunicação oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!