Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP
de Luís Carlos de Lima Pacheco
.
sobre Imagens de fé:
uma busca de critérios na produção de subsídios audiovisuais para o Ensino Religioso no Brasil.
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver critérios para a elaboração de subsídios em vídeo para o Ensino Religioso nas escolas brasileiras. Surge da constatação de que há uma lacuna não preenchida no Ensino Religioso quanto ao fornecimento de subsídios audiovisuais que correspondam, quanto ao conteúdo, à implementação das novas políticas educacionais e suas exigências de inter-religiosidade e respeito à dignidade humana; bem como que atendam, quanto à forma, à cultura eletrônica dos nossos tempos. A dissertação, pois, apresenta uma historiografia do Ensino Religioso no Brasil e faz um levantamento do Campo Religioso brasileiro, a partir de onde se estabelece uma plataforma curricular legal para avaliação dos subsídios da educação religiosa (que deve tematizar o religioso enquanto conhecimento humano, enquanto experiência cultural de transcendência). A seguir se aprofundam fundamentos epistemológicos para análise dos subsídios audiovisuais do Ensino Religioso: a teoria midiática da Modulação, de Pierre Babin, e as abordagens de conhecimento Transdisciplinar e Integral (Basarab Nicolescu e Ken Wilber). Com base nesse suporte histórico e epistemológico, então, fazemos um ensaio de criteriologia, partindo da análise de uma obra audiovisual exemplar no ensino religioso escolar.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Comunicação e Religião, Transdisciplinaridade.
Dia 25 de outubro de 2010, às 14h30
na sala 307 do bloco G4
Banca:
Gilbraz Aragão (Orientador)
Karla Regina Patriota (UFPE)
Sérgio Douets Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!