4 de jul. de 2010

FESTA DO CARMO E ZILDA ARNS

Foto Wikimedia.
Pelo Jornal do Commercio.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, começa depois de amanhã, homenageando um símbolo de solidariedade feminina dos tempos atuais: a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu em ajuda humanitária no Haiti, vítima do terremoto de 12 de janeiro. A celebração em louvor à padroeira do Recife tem outras novidades este ano, como uma feira de prestação de serviço à comunidade e shows de Elba Ramalho e do padre Reginaldo Manzotti.

“A solidariedade vai ser o ponto forte dessa festa e Zilda Arns representa muito bem essa proposta”, justificou o Frei Paulo Fernando de Moura, reitor da basílica do Carmo. Como o ideal da festa é a ajuda ao próximo, o Pátio do Carmo, no Centro do Recife, também servirá de ponto de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes que castigaram a Mata Sul do Estado. “Queremos mostrar para o povo de Deus que nós não podemos falar em fé dissociados do compromisso de amor ao próximo. É justamente isso que o evangelho mostra”, comenta o religioso.

O evento deste ano tem como tema “Maria, mãe e modelo da Igreja em missão. Zilda Arns”. Na Feira de Solidariedade, que será entre os dias 12 e 14, das 9h às 18h, instituições como a Pastoral da Criança, Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip) e o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (Gac) estarão orientando a população. As entidades prestarão atendimento médico e odontológico, além de solicitação de documentos. Tudo gratuitamente.

Há 314 anos era realizada a primeira Festa de Nossa Senhora do Carmo. O dia da Virgem, proclamada padroeira do Recife em 1909, é comemorado todo 16 de julho. Aproximadamente 800 mil pessoas são esperadas nos 10 dias de festa. Diversas apresentações artísticas também estão previstas. Na Basílica do Carmo, nos dez dias de festa, haverá missas e novenas. Fora, no Pátio do Carmo, Selma do Coco, Elba Ramalho e Padre Reginaldo Manzotti, que se apresenta no dia da santa, serão algumas das atrações artísticas que animaram os fiéis. Mas o ponto alto da celebração deve ser mesmo a procissão em homenagem à Virgem, que acontecerá por volta das 17h do dia 16.

Saiba mais sobre Zilda Arns aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!