Uma das suas finalidades é evidenciar que a prática da educação transdisciplinar é fundamental para o processo do desenvolvimento do ser humano e para o desenvolvimento sustentável. A formação pedagógica de educadores interessados no conhecimento e na realização de uma ação educacional transdisciplinar, pode lhes capacitar a vivenciarem a prática educativa proposta pela Unesco, direcionada à vivência da arte de aprender e ao processo do Desenvolvimento do Ser Humano, através da aprendizagem do aprender a aprender, aprender a conhecer e a se autoconhecer, aprender a viver junto, aprender a fazer e aprender a ser.
O desenvolvimento da abordagem educacional transdisciplinar visa consolidar a compreensão de que a relação do processo de aprendizagem implica o acontecimento amoroso do encontro humano dialógico, que também se realiza na vivência afetiva da arte de aprender (ou da arte de autoconhecer-se) e da arte de fazer-aprender a ver, a ouvir, a conviver, a falar, a sentir, a pensar, a respeitar, a dialogar, a relacionar, a ler, a escrever, a conhecer, a agir, a sonhar, a silenciar, a amar, a viver, a morrer e a ser. O seminário terá a participação de pesquisadores dedicados ao estudo da transdisciplinaridade, da educação transdisciplinar e do desenvolvimento humano, a exemplo dos professores Alfredo Matta (UFBA), Américo Sommerman (Centrans e Ciret), André Peixinho (UFBA), Cipriano Luckesi (UFBA), Marco Aurélio Bilibio (UnB, TV Supren, Cetraef), Maribel Barreto (Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Visconde Cairu), Naomar de Almeida Filho (UFBA), Noemi Salgado Soares (UFBA), Teresinha Fróes (UFBA) e o convidado especial Ubiratan D’ Ambrósio (Unicamp, USP, Ciret).
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