Aderson Cavalcante VIANA FILHO
O canto que revela o rosto da Igreja das CEBs:
uma análise a partir das canções de Zé Vicente nos anos 80.
Resumo: Esta dissertação aborda a temática do canto que revela o rosto da Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nos anos 80, e tem como ponto de partida a análise das composições do artista popular e compositor católico Zé Vicente. As CEBs, sendo uma Igreja de rosto popular, podem ser compreendidas como um fenômeno sócio-religioso que enfatiza a participação dos pobres como protagonistas da sua história de fé/vida e comprometidos com uma prática libertadora. Elas se espalhavam por todo o Brasil na mesma década em que emergiam os novos movimentos populares que lutavam pela volta da democracia e pelo respeito aos direitos humanos. A pesquisa tem por objetivo identificar o rosto da Igreja das CEBs presente nos cantos de animação pastoral, de engajamento sócio-político e celebrativos, deste fenômeno sócio-religioso brasileiro. Elegemos o conceito de maiêutica histórica como mediação hermenêutica em nosso estudo, o que nos permitiu entender que aquilo que era cantado por Zé Vicente, enquanto “parteiro musical” das ações “gestadas” pelas CEBs, era na verdade “a palavra”, “a voz”, dessa comunidade eclesial, transformada em poesia e canção. As nove canções selecionadas e analisadas mostram o processo de como as CEBs, de forma autônoma, iam se organizando e moldando o seu jeito de ser Igreja. Tal processo revela o rosto de uma Igreja popular, que ainda hoje persiste em atingir a sua grande utopia: a construção de uma nova Igreja e de uma nova sociedade.
Palavras-chave: canto, CEBs, comunidade, Igreja Popular.
Dia 29 de junho às 15h
no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4
Banca:
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. (Orientador)
Prof. Dr. Sérgio Sezino Douets Vasconcelos
Prof. Dr. Karl-Heinz Efken
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