5 de nov. de 2009

CATÓLICA FORMARÁ SEMINARISTAS


Por Tiago Cisneiros, no Boletim UNICAP
A Arquidiocese de Olinda e Recife e as Dioceses de Afogados da Ingazeira, Nazaré da Mata e Palmares irão concentrar o processo de formação dos seminaristas na Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa, que partiu do Arcebispo, Dom Fernando Saburido, abre espaço para que os interessados em se tornar padres possam cursar Filosofia e Teologia na instituição, a partir do primeiro semestre de 2010.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, a novidade representa a possibilidade de resgatar a tradição do Recife na teologia e na filosofia. “Ao unir forças, pretendemos tornar a cidade um centro de referência na formação do clero, aprimorando, ainda mais, os nossos cursos na área”, destaca.

Para o Reitor, a Universidade, também, ganha força com a chegada dos seminaristas, tanto pelo reconhecimento da qualidade institucional, quanto pelas perspectivas de mudanças e melhorias. “Trata-se de uma notícia muito boa para a Católica, porque revela a visão positiva do nosso trabalho na Arquidiocese de Olinda e Recife e nas Dioceses do estado. Acredito que os dois pontos fundamentais para o surgimento da ideia tenham sido a tradição e o reconhecimento dos nossos cursos no Ministério da Educação”, afirma.

A mudança para o ambiente universitário, avalia Padre Pedro Rubens, contribuirá para a formação dos seminaristas. “Agora, eles vão estudar junto a estudantes das demais áreas do conhecimento, aproximando-se da sociedade, dos lugares tradicionais de formação. Outra característica importante é que estarão em contato com a visão crítica proposta pela Universidade, além de poderem aproveitar a própria qualidade acadêmica dos cursos.”

Para receberem os seminaristas, os cursos de Filosofia e Teologia da Católica terão novidades nos horários e matrizes curriculares. Veja as informações clicando aqui, na síntese das entrevistas com os respectivos coordenadores, Karl-Heinz Efken e Cláudio Vianney.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!