8 de ago. de 2009

RITOS DE PASSAGEM


MOSTRA DE CINEMA E RELIGIÃO
Anfiteatro do 3º andar do Espaço Executivo da UNICAP
1 a 3 de Setembro - Entrada franca

1º dia (01/9) terça-feira
1ª Sessão /17h
Filmes:
Cílios (Eyeless)
Suíça, 2008, Animação, 7 min.
Direção: Marcel Hobi
Sinopse: A animação trata da superstição de que pegar um cílio, colocá-lo na mão fechada e fazer um desejo o faria ser realizado.
O Oráculo
Canadá, cor, 60 min.
Direção: David Cherniack
Produção: Ellisent Entertainment/ VisionTVInternational
Sinopse - Um documentário que examina o fenômeno de transe e possessão a partir de uma das suas visualmente berrantes e mais dramáticas manifestações: o Oráculo Estatal do Tibete.
Um Pequeno Canto do Tibete (A Little Corner of Tibet)
Itália/Índia, 2007, cor, 50 min.
Direção: Marco Leopardi
Sinopse - Documentário narrado por um garoto que estuda num monastério budista na Índia, que mostra seu cotidiano e as práticas do Budismo Tibetano de forma didática e pungente.
2ª Sessão / 19h30 - Abertura Oficial
Filme Filho de Maria (Pesar-e Maryam)
Irã, 1999, 71 min.
Direção e roteiro: Hamid Jebelli
Sinopse: Rahman, um menino que entrega leite em uma vila no noroeste de Irã, é o cantor de orações na mesquita local. Sendo atraído pelo ícone do Virgem Maria na igreja cristã do vilarejo, desenvolve uma forte amizade com o idoso padre desta igreja. Quando acontece um acidente com o padre, ele e seu amigo cego Rahman enfrentam novas responsabilidades.
Após a exibição, conversa guiada sobre o filme com o Prof. Alexandre Figueirôa.
Coquetel na Biblioteca Central e exposição: "história das religiões".
'
2º - dia (02/9) quarta-feira
1ª Sessão /17h
Filmes:
Truth and Beyond
Bangladesh, 2006, cor, 50 min.
Direção: Ahmed Muztada Zamal
Sinopse: O Islamismo em Bangladesh se caracteriza pela influência do sufismo, a mística islâmica, onde a música é um dos veículos da fé. O filme documenta, através de uma viagem pelo interior do País, a prática de grandes músicos sufis, onde se ressalta uma situação que nos remete a um “desafio repentista”.
Dia de Decisão (Day Break)
Irã, 2005, cor, 85 min.
Direção: Hamid Rahmanian
Sinopse: No Irã a pena de morte é regida pelo direito islâmica, segundo o qual os familiares da vítima têm a decisão final sobre a aplicação da pena. Baseada e fatos verídicos numa prisão de Teerã.
2ª Sessão / 19h30 Filme:
Gosto de Cereja (Ta'm e guilass)
França/Irã, cor, 95 min.
Direção: Abbas Kiarostami
Sinopse: Badii é um senhor amargurado que quer cometer suicídio, mas para fazer isso quer que alguém o ajude - como enterrá-lo no local adequado, por exemplo. Todos se recusam por várias diferentes razões, até que encontra um turco que também tentou se suicidar no passado.
Após a exibição, conversa guiada sobre o filme com o Prof. Gilbraz Aragão.
'
3º - dia (03/9) – quinta-feira
1ª Sessão /17h
Filmes:
Sapucaia
Brasil, 2007, cor, 24 min.
Direção: Sílvia Bigarelli e Victor Menezes
Sinopse: O barro e seu sentido em várias tradições religiosas é o fio da meada da trama, construído em linguagem poética, através de imagens, frases escritas e faladas e música. O filme é estruturado em três blocos temáticos: barro, veias do Vale e Sapucaia – vida, morte, vida. O resultado é um mosaico do patrimônio cultural da região do Vale do Paraíba e suas transformações cíclicas (urobóricas) e seus renascimentos.
Vá Indo que Eu Já Vou
Brasil, 2006, 15 min.
Direção: Rubem Barros e Marcelo Perez
Sinopse: Documentário que trata do Imaginário da morte, sobretudo da maneira como imaginamos a nossa própria morte e seu entorno. Pessoas de perfis muito diversos falam de como pensam deveria ser sua cerimônia derradeira.
Memória Poética - São Francisco Xavier
Brasil, 2004-2007, cor, 25 min. Direção: Anahí Santos e Gabriela Leirias
Sinopse: Documentário poético a partir de entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances dialogando com lugares e histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, rezadeira de 100 anos de idade, expoente da força da religião católica, que com seus cantos e rezas próprios da cultura caipirare velam uma comunidade profundamente enraizada na religião.
Vida de Giácomo (Vita di Giacomo)
França, 2007, cor, 30 min.
Direção: Diego Governatori e Luca Governatori
Sinopse: Verão de 2006 na Itália. Giacomo está finalizando seus estudos como seminarista. Prestes a se ordenar fica ponderando sobre sua vocação.
Dança das Cabaças - Exu no Brasil
Brasil, 2006, cor, 55 min.
Direção: Kiko Dinucci
Sinopse:Dança das cabaças - Exu no Brasil é um documentário de investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.
2ª Sessão / 19h30 Filme:
Aliança: a Mulher, Deus e Tudo (Covenant: Woman, God and all Between)
Israel, 2005, cor, 53 min.Direção: Nurit Yinen
Sinopse: O processo de gestação da criança, e a cerimônia de Circuncisão, oito dias após o nascimento, com o pai abençoando e a mãe observando o rito.
Após a exibição, conversa guiada sobre o filme com o Prof. Sérgio Douets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!