1 de jan. de 2014

PROBLEMATIZANDO AS CRENÇAS COMUNS




Amigos de além-mar nos apresentaram a um rapaz apelidado Dany Caligula, estudante de filosofia e sociologia em Toulouse, que está estourando na web francesa (veja o seu canal no Youtube por aqui e a sua revista eletrônica aqui), com sugestivas crônicas para reflexão. Apelidado de "DOXA", o seu projeto visa "combater os preconceitos e lugares-comuns", oferecendo provocações audiovisuais em um formato adequado para a Internet e os jovens.

Apoiado pelo brilhante Usul, comentador de jogos eletrônicos do estilo que o nosso filho Arthur adora, Dany e seu colega Ovis lidam com discernimento sobre temas atuais, como o trabalho, a educação e a arte, a filosofia e os meios de comunicação. Muitas vezes partindo da etimologia do termo estudado, ele então explora os seus aspectos controversos, que dizem respeito à nossa existência cotidiana, citando autores clássicos e filmes contemporâneos.

Incentivando o intercâmbio de ideias e organizando debates on-line (veja aqui) sobre as suas web-crônicas, esse Dany é um exemplo de como a Internet pode transformar estudantes em professores, e os nossos simples tablets em escolas dinâmicas. Para os estudiosos da religião (que navegam no francês), vale a pena dar uma olhada em seu último episódio, postado nas derradeiras horas de 2013 e apresentado acima, sobre "Ateísmo e religião", que recupera criticamente o sentido das mensagens religiosas e apresenta o ateísmo como uma aventura espiritual...

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!