30 de out de 2013

MESTRADO COLABORA COM CNBB

(Com texto do blog CNBB)
O protagonismo do laicato na missão da Igreja será um dos temas prioritários da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2014. Para ajudar na reflexão do episcopado, a Comissão para o Laicato da CNBB promove, de 29 a 31 de outubro, em Brasília (DF) a sexta edição do Seminário com os 18 Bispos Referenciais para os Leigos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Colaboram com o evento os assessores da Comissão para o Laicato, Cesar Kuzma (PUCRio), Décio Passos (PUCSP), Ivenise Santinon (PUCCamp) e Gilbraz Aragão, que é coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. Representantes das CEBs, movimentos, associações, congregações religiosas e novas comunidades, como também as comissões episcopais para Vida e Família, Catequese, Liturgia, Cultura e Educação e Ação Missionária enviaram os representantes para o seminário.

“Estamos discutindo quem é o leigo na Igreja e qual o seu papel diante dos desafios do mundo moderno”, explica o bispo de Tocantinópolis (TO) e membro da Comissão para o Laicato, dom Giovane Pereira Melo. A reflexão se realiza no contexto da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, em que se resgatou a missão e a vocação do leigo na Igreja e no mundo. Dom Giovane conta os grandes desafios que se apresentam para a atuação do laicato. “Temos um contexto eclesial ainda bastante clericalista. E por isso, refletimos também sobre a autonomia do leigo, como ele pode ser sujeito da Igreja, vivendo a sua vocação”.

Mais no blog:
Mestrado no jornal do Papa
Igreja do Vaticano II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!