28 de set. de 2013

SAGRADO E PROFANO, CONSTRUINDO TEMPO... E ESPAÇO

A Invenção do Contemporâneo é uma série de programas produzida pela CPFL Cultura, que é transmitida pela TV Cultura e mantém sua versão na Internet. Um programa particularmente interessante dessa série, publicado em 2009, é "Tempo sagrado, tempo profano", desenvolvido por Luiz Felipe Pondé. A palestra trata do tempo na religião e nesse mundo “sem homens e sem deuses” – que é também o da modernidade.

Faz uma reflexão sobre quais são as particularidades daquele que é considerado o tempo sagrado em oposição ao tempo profano. De que forma esse tempo sagrado consegue se assemelhar com Deus através de experiências que simulam as ações e inações divinas. Para completar e confrontar essas especulações teológicas, circunscreve as ideias fundamentais de “quatro cavaleiros do ateísmo moderno”: Freud, Marx, Darwin e Nietzsche.

Luiz Felipe Pondé é filósofo, doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Israel. Professor de Ciências da Religião da PUC-SP e da FAAP, é colunista da Folha de São Paulo e autor de muitas obras (veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!