29 de ago. de 2013

SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO NAS PAULINAS

Mais fotos aqui no Face
Nos últimos dias 22 e 23 de agosto ocorreu em São Paulo o SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO para celebrar os 18 anos da Revista Diálogo, uma parceria da Editora Paulinas com o GT Religião e Educação da ANPTECRE. O evento contou com a presença de 180 participantes oriundos de 19 estados, representantes de instituições públicas e particulares. O professor Pedro Renato, que é nosso mestrando, esteve presente e voltou animado, com o seguinte relato:

O Simpósio tratou do Ensino Religioso – A Ciência da Religião Aplicada à Educação Básica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) solicitou a todas as áreas de conhecimento que indicassem o modo como cada Programa de Pós-Graduação contribui com a Educação Básica. Para subárea de Teologia/ Ciências da Religião, tal contribuição se viabiliza no Ensino Religioso. Os objetivos do Simpósio estavam em sintonia com tal solicitação: além de ver o Ensino Religioso como aplicação pedagógica dos conteúdos da(s) Ciência(s) da Religião à Educação Básica, visaram também a troca de experiências entre educadores, pesquisadores e estudantes, para aprofundar o como se faz esse Ensino Religioso.

A discussão foi iniciada com a exposição do Prof. Dr. Afonso Ligório (PUCSP) sobre a relação do Ensino Religioso e as Ciências da Religião, e em seguida os professores Drs. Frank Usarski (PUCSP), Silas Guerriero (PUCSP) e João Décio Passos (PUCSP) discutiram sobre "O que é religião?", o objeto da Ciência da Religião e sua relação com o Ensino Religioso. Aproveitou-se a ocasião para o lançamento do Compêndio de Ciência da Religião. No período da tarde os participantes foram divididos em três salas para dialogaram sobre experiências realizadas nas diferentes regiões do país. Finalizamos o primeiro dia discutindo o conhecimento na perspectiva transdisciplinar com o Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio (USP). Essa reflexão favoreceu uma síntese do primeiro dia, além ampliar a leitura da relação entre o Ensino Religioso e a Ciência da Religião.

O segundo dia foi dedicado às questões pedagógicas, sendo a primeira mesa com o Prof. Dr. Sérgio Junqueira (PUCPR) e a Ma. Edile Fracaro (PUCPR): foram abordados elementos sobre os critérios para a escolha dos conteúdos a partir da compreensão da área do conhecimento na Ciência da Religião. Na segunda mesa tivemos a participação do Prof. Dr. Antonio Boeing (UNICLAR) e Ma. Sonia Itoz, tratando das questões metodológicas do componente curricular Ensino Religioso. Nesta segunda tarde novamente os participantes voltaram a se reunir em três salas para dialogar sobre as diferentes experiências que existem no país: nos dois dias tivemos a oportunidade de ouvir e interagir com 23 experiências e reflexões de professores de diferentes regiões do Brasil. A última conferência foi realizada pela Profa. Ma. Eliane Azevedo sobre o desenvolvimento religioso na obra de James F. O Simpósio foi encerrado por Inês Carniatto, editora chefe da Revista Diálogo, que apresentou o documentário sobre a publicação e seu serviço nestes 18 anos.

Pedro Renato de Souza, 
mestrando em Ciências da Religião na UNICAP.



Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!