4 de mai. de 2013

NEWTON CABRAL PELO NORTE






Colegas e amigos da UNICAP,

Na semana passada tivemos a oportunidade de contar com a presença do professor Dr. Newton Cabral em Roraima, a convite da nossa Secretaria de Educação, o que muito nos alegrou. Ele repassou pros nossos professores de Ensino Religioso o Seminário "Trabalho com depoimentos orais - questões teórico-metodológicas", que desenvolve aí no Mestrado com tanta maestria. Foi um tempo rico de orientações para todos os professores que desejam se aprofundar nos estudos, pesquisando os fatos religiosos a partir de entrevistas com quem os vivencia ou testemunha, para então analisá-los e interpretá-los, lançando mais luz sobre as suas controvérsias.

Além do Seminário, o professor Newton também realizou um encontro com professores e pessoas interessadas no Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. Neste encontro, explicou os objetivos e o funcionamento do curso, bem como os requisitos necessários para a seleção de acesso ao mesmo. Explicou também todos os procedimentos de escolha do tema para a pesquisa, construção do projeto e construção do currículo. Falou ainda sobre as disciplinas que servem como aporte para as Ciências da Religião. O interesse é grande por esse estudo, sobretudo aqui em Roraima, onde há necessidade de profissionais bem formados para mediar as tensões entre espiritualidades tradicionais indígenas e novos grupos missionários e frente à crise religiosa e de valores de muitos migrantes.
...
Eu e Jacilda acompanhamos ainda o professor Newton por um passeio rural, a uma aldeia muito conhecida por aqui. Após a chegada cansativa de Recife para Boa Vista e dois dias puxados de seminário e de encontro, fizemos um passeio bem diferente com ele: levamos o professor para visitar uma comunidade indígena próxima da capital, na região da Serra da Lua, chamada Malacacheta. No caminho perguntamos a dois índios que encontramos onde ficava a Maloca e tivemos como resposta: “Pode torar aí na estrada, até chegar na serra”. Chegando lá, encontramos a senhora Lucila, que logo se apresentou: “Eu sou Wapichana e sou parteira”. Ela nos levou à professora da escola, que ensina a língua indígena materna (Wapichana). A gente conversou e dona Lucila nos convidou para ir a um galpão onde a comunidade realiza festas, próximo à escola. 

Após as informações dadas por dona Lucila conhecemos o senhor Simeão, Coordenador Regional da Região da Serra da Lua. Ele nos contou sobre a situação da terra e dos índios. Deu diversas informações pra gente, acerca da região e das terras indígenas do Estado de Roraima. Fomos convidados então para ir à casa do senhor Simeão e tiramos algumas fotos. O professor Newton tomou um pouco de pajuaru (um tipo de caxiri forte) e conversamos sobre muitos assuntos, em especial referentes às dificuldades das estradas, da política local e da cultura e costumes indígenas. Ele ficou admirado com a folha do caimbé, uma árvore típica daqui dos nossos campos, e que é utilizada como planta medicinal pelos Wapichana.

Chegamos a Boa Vista com nosso carro cheio de lama. Parecia até que tínhamos feito um rally pelo Estado. Mas fomos a apenas 38 km e bem devagar... Esperamos que o professor Newton tenha gostado e volte sempre, trazendo mais amizade e apoio aí do Mestrado.

Manoel Rabelo,
Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!