11 de jan de 2013

ROMARIA MISSIONÁRIA

ROMARIA MISSIONÁRIA COMBLIN-IBIAPINA
SOLÂNEA - PARAÍBA
15 a 17 de Março de 2013

Aproveitando a ocasião em que celebramos os 90 anos de nascimento de padre José Comblin, pensamos em realizar um grande encontro de todos os que fizeram e fazem as Escolas de Formação Missionária por ele fundadas. Estendemos o convite a todos aqueles que beberam nessas fontes e se sentiram inspirados pelo seu testemunho e pelos seus ensinamentos. Sua presença alegrará o nosso coração! 

Assim, é com grande alegria que anunciamos a 1ª Romaria Missionária. Será nos dias 15 a 17 de março e 2013, no Santuário Padre Ibiapina, Arara/Solânea, Paraíba. 

Padre José dizia: “Padre Ibiapina foi sem dúvida o maior missionário do interior do Nordeste. O maior pelas viagens missionárias que fez por cinco estados do país, evangelizando a população sertaneja. Maior pela quantidade das obras que deixou. O maior pela originalidade do seu método missionário. O maior pela concordância e pela sintonia que soube criar entre a sua pregação e alma do povo do interior nordestino.

José Antônio Maria Pereira Ibiapina nasceu em Sobral, Ceará, no dia 5 de agosto de 1806. Era filho de um tabelião que logo se instalou em Icó, mas morreu no intento de revolução em 1824. Ibiapina entrou um tempo no seminário de Olinda, mas não ficou e se inscreveu na primeira turma da nova faculdade de direito de Olinda, em 1828. Bacharel, foi nomeado juiz em Quixeramobim, em 1834. Foi deputado na assembleia nacional. Em 1837 não renovou o mandato e foi morar no Recife, onde atuou como advogado defensor dos injustiçados.

Ordenou-se em 1853, no Recife. Foi nomeado vigário geral, provedor da diocese e professor no seminário. Pouco tempo depois, deixou tudo isso para se dedicar ao sertão de Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Percorreu os sertões como missionário, pregando, construindo açudes, cemitérios e as chamadas “Casas de Caridade”. Para manter essas casas, fundou as “irmãs (leigas) da caridade”. No final de sua vida, doente e incapacitado de andar, recolheu-se na casa de caridade de Santa Fé, em Arara, na Paraíba, onde morreu no dia 19 de fevereiro de 1883. Tinha sido como o patriarca do sertão, conselheiro de todos, reunindo o povo para obras comunitárias. Foi acusado de instigar o povo para a revolução. A polícia um dia foi prendê-lo, mas não se atreveu, por medo do povo".

Padre José contribuiu muito para recuperar o modelo desse grande missionário e foi sepultado ao lado do padre-mestre Ibiapina. Por isso, nada melhor para nós, romeiros missionários, renovar nessas fontes tão inspiradoras, o nosso vigor e ardor para seguir na Missão evangelizadora entre o povo nordestino!

Todos nós experimentamos o quanto o nosso querido e saudoso padre José transformou nossas vidas, mostrando-nos o Caminho de Jesus, com tanta fé e amor. Ele foi um Profeta nos tempos atuais. Sonhava com uma Igreja mais próxima do Evangelho: mais humana, mais acolhedora, mais presente! Uma Igreja fiel a Jesus! Ele nos conclama: “Hoje em dia, diante da arrogância da nova cristandade que está se instalando, mais do que nunca a palavra deve levantar-se para lembrar a opção pelos pobres que hoje são os excluídos”. Sua vida sempre teve uma direção muito clara: a valorização dos pobres como sujeitos de uma nova sociedade.

Sabemos que a memória se alimenta pelo testemunho de pessoas que assimilaram seus ensinamentos. Ao fazer essa memória queremos renovar o vigor de nossa presença no mundo de hoje, especialmente entre os pobres, com seus desafios e apelos. Queremos crescer na consciência missionária como Igreja - Povo de Deus!

Querido irmão, querida irmã, desde já seja muito bem vindo, muito bem vinda! Para todos nós o padre José Comblin é um modelo de Fé a ser seguido! Queremos consolidar o seu exemplo e a sua memória. Certamente a Romaria dos Missionários a Santa Fé, em março de 2013, será um momento forte dessa consolidação! Por favor, confirme a sua participação e/ou a relação dos participantes de sua delegação até o dia 15 de fevereiro de 2013.

Articulação das Escolas de Formação Missionária
Contato: Monica Muggler (74)9968 1325, (83)9607 5529

Acesse aqui o site do Memorial José Comblin
Veja aqui testemunho sobre Comblin por Maria Clara
Saiba mais
aqui no blog quem é José Comblin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!