25 de nov. de 2012

MESSIANISMOS NA TV



Nesta quarta-feira, 28 de novembro, das 19 às 20h, o Programa Opinião Pernambuco, na TV Universitária, vai tratar do tema "Messianismos", com a participação do professor Newton Darwin de Andrade Cabral, historiador e professor do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. 

O messianismo é a crença na chegada de um enviado divino libertador, um messias, com poderes e atribuições para salvar um povo ou um grupo oprimido. Há também um uso mais amplo do termo para caracterizar movimentos ou atitudes movidas por um sentimento de "eleição" ou "chamado" para o cumprimento de uma tarefa "sagrada". Como exemplos próximos temos o episódio da Pedra do Reino em Pernambuco e os Borboletas Azuis da Paraíba, os Movimentos de Canudos na Bahia e de Caldeirão no Ceará.

Opinião Pernambuco é um programa diário de debate ao vivo, sobre temáticas de cultura e cidadania na atualidade. O formato consiste em um apresentador, Valdir Oliveira, e os convidados: hoje, além de Newton, também estará presente o professor Gustavo Gilson, do Departamento de Educação da UFPE. Vai ao ar na TV Universitária da Universidade Federal de Pernambuco, emissora que foi fundada em 1968 e hoje integra a Rede TV Brasil. Você pode participar enviando perguntas para opiniaotvu@gmail.com ou pelo telefone 3423-4000.

Opinião Pernambuco pode ser assistido pela tv aberta
(canal 11 no Recife),
ou também ao vivo on line por aqui.

Veja mais sobre a temática aqui no blog.
Veja aqui outras participações do Mestrado na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!