21 de set. de 2012

ENSINO RELIGIOSO, DESDE MANAUS



Estiveram presentes ao XII SEFOPER (Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso), os mestrandos Luiz Gonzaga M. Penteado e Rosália Soares de Souza, além do nosso mestre Manoel Rabelo, de Ciências da Religião pela UNICAP.

O Seminário foi realizado entre os dias 13 e 15 de setembro na “calorosa” cidade de Manaus-AM, nas dependências do Colégio e Faculdade Dom Bosco. Durante esses três dias foram apresentadas e discutidas as diferentes realidades/experiências vividas pelos docentes do Ensino Religioso no Brasil. Aproximadamente 750 professores de todas as regiões do nosso país estiveram presentes nesse evento e 50 trabalhos (pesquisas) foram socializados.

Destaque para a mesa de discussão sobre "Ensino Religioso: Área de Conhecimento da Educação Básica", composta pelas doutoras Anísia de Paulo Figueiredo e Lílian Blanck de Oliveira, que apresentaram os fundamentos dessa Área de Conhecimento, salientando a complexidade que envolve a sua constituição; e também pelo mestrando Adecir Pozzer, que contextualizou o Ensino Religioso em suas fases históricas no Brasil, situando o itinerário da atuação do FONAPER, desde 1995 (veja a sua apresentação aqui).

Foi anunciada também a criação da Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER), vinculada ao FONAPER enquanto comissão de trabalho, sendo presidida pela Profa. Dra. Lílian Blanck de Oliveira (Fundação Universitária de Blumenau - FURB) e pelo Prof. Dr. Jonatas Silva Meneses (Universidade Federal de Sergipe - UFS), cujo objetivo principal será implantar e complementar uma rede de diálogo e cooperação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam ou pretendam ofertar cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) – Licenciatura em Ensino Religioso. Atualmente no Brasil existem 12 cursos de Licenciatura em Ensino Religioso (ou em Ciências da Religião, para a formação de professores na área).

Também foi eleita a coordenação do FONAPER para o biênio 2012-2012. A nova coordenação é composta pelos seguintes integrantes: Adecir Pozzer (coordenação), Simone Riske-Koch (secretária), Gracileide Alves da Silva (tesouraria), Carlos André Macêdo Cavalcante (vogal), Henri Luiz Fuchs (vogal), Francisco Sales Bastos Palheta (suplente), Maria José da Silva Lopes (suplente) e Maria José Torres Holmes (suplente). Em 2013 o encontro será realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais e, novamente, deve congregar professores e pesquisadores que trabalham com o desafio dos estudos do fenômeno religioso nas escolas.

Mais no blog:
Como lidar com a religiosidade
Ensino religioso e ciências da religião
Subsídios pro Ensino Religioso
Fé na educação: como ensinar religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!