30 de jul. de 2012

APOIO AO PROFESSOR NA NET



Entre os espaços pedagógicos virtuais que ajudam no trabalho dos educadores, devemos louvar a evolução do Portal do Professor, criado pelo Governo brasileiro. O Portal, lançado em 2008 numa parceria do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Trata-se de um espaço público, que pode ser acessado por todos os interessados.

Nesse aglomerado bem feito de recursos e endereços da internet, acessado por um milhão e meio de pessoas no último mês, a gente pode produzir e compartilhar sugestões de aulas (veja aqui, por exemplo, uma aula sobre "religiões na escola"), acessar informações diversas sobre a prática educacional no Jornal do Professor, descobrir cursos, programas de capacitação e acessar materiais de estudos.

O Portal também oferece recursos para as nossas aulas e atividades, em diferentes mídias como vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. São materiais previamente selecionados para atender a todos os componentes curriculares, que incluem cadernos didáticos e programas da tv escola, e podem ser acessados por temas no buscador.

O mais interessante, contudo, é a coleção de links muito bem organizada pelo Portal. Nesse espaço há uma coletânea de endereços separados por temáticas, que visam auxiliar as pesquisas dos professores. Destaque para os endereços nacionais e internacionais de bibliotecas e museus virtuais, como também para programas e ambientes pedagógicos (inclusive vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem onde você pode, gratuitamente, montar cursos a distância ou disponibilizar materiais como suporte aos cursos presenciais).

Uma visita obrigatória, e não somente para professores analf@bytes.

Veja aqui um tutorial e acesse aqui o Portal do Professor.

Mais no blog:
Mais ensino a distância
Livros acadêmicos gratuitos

Possibilidades pedagógicas da Net
Espaços pedagógicos na internet

Universidades singulares
Programas digitais de suporte
Vídeos e cursos pela internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!