23 de mai. de 2012

FERRAMENTAS ANTI-PLÁGIO

Os Direitos Autorais são um conjunto de normas legais e prerrogativas morais e patrimoniais (econômicas) sobre as criações do espírito humano, expressas por quaisquer meios ou fixadas em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis. São concedidos aos criadores de obras intelectuais e compreendem os direitos de autor e os que lhe são conexos. Você pode acessar aqui a página de Direitos Autorais do Ministério da Cultura e saber mais sobre as leis e os tratados que envolvem este tema, assim como tirar dúvidas e acessar estudos e pesquisas sobre esses direitos.

Um problema relacionado aos Direitos Autorais e hoje muito presente no ambiente universitário é o plágio. Plágio Acadêmico se configura quando um estudante retira, de livros ou da internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Para orientar-se sobre o que é exatamente o plágio, você pode baixar aqui uma cartilha preparada pela Comissão de Avaliação de Casos de Autoria da Federal Fluminense, onde além das implicações ético-legais do tema, encontram-se os tipos mais comuns de plágio, exemplos de quando ocorrem e a forma correta de escrever um texto científico.

E se você deseja detectar plágio nos trabalhos acadêmicos, pode recorrer a ferramentas sofisticadas que se encontram no mercado, mas também pode, gratuitamente, usar o buscador Google colocando um texto suspeito entre aspas na caixa de procura, ou então instalar programas de computador ou utilizar sites de varredura gratuitos. Listamos abaixo algumas possibilidades, todas completamente de graça:

Viper: http://www.scanmyessay.com
Utilitário que ajuda a detectar plágio em documentos armazenados no computador, rede ou internet. Os formatos compatíveis são: DOC, RFT, HTML e TXT. Após instalação, o software analisa os documentos com base nos parâmetros de pesquisa determinados. O tempo de busca varia de acordo com o computador e a conexão à internet. Após concluir a busca, o software lista os resultados em uma tabela, com links das páginas que tenham sido detectadas como possíveis originários do texto.

AntiPlagiarist: http://www.anticutandpaste.com/download
Software que compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.

eTblast: http://etest.vbi.vt.edu/etblast3/
Programa para computador que oferece um método eficiente e rápido para conduzir buscas na literatura científica e permite aos editores de revistas identificar a prática de ocorrências questionáveis de publicação. A ferramenta também é útil para pesquisadores que desejam verificar se e quando o tema do projeto em questão que estão trabalhando foi objeto de publicações anteriores.

Plagiarisma: http://plagiarisma.net
Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português. Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. Em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contêm o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. 

Plagium: http://www.plagium.com
Site gratuito que rastreia online a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de texto. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu.

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!