27 de mar de 2012

EDUCAÇÃO RELIGIOSA E VALORES

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP:
de José Roberto de Vasconcelos 

O ENSINO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ÉTICO DO ALUNO NA PERSPECTIVA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A educação tem o caráter de formar o cidadão para a vida, estando em sintonia com a realidade que circunda o educando. O Ensino Religioso tem o indicativo de trabalhar o Fenômeno Religioso de maneira abrangente. A preocupação de formar o educando com a consciência crítica e uma visão de mundo aberta, passa também pelo entendimento, assim como o estudo sistemático, da religião, enquanto experiência humana e instituição histórica, trabalhando o ser humano enquanto ser que busca a transcendência. Diante de um mundo marcado por conflitos e numa sociedade voltada para o consumismo, urge a necessidade da formação do educando para uma cultura em que se imprima um Ethos que ilumine a moral na sociedade, onde a escola possa educar para o respeito ao outro em sua opção de manifestar sua religiosidade e de poder discutir de forma madura e democrática os assuntos pertinentes às diversas manifestações neste âmbito, porém de uma maneira crítica. Outrora, nos primórdios da colonização do Brasil, o ER tinha como característica a catequese, necessariamente para a conversão e vivência religiosa voltada para a fé, direcionada para a Igreja Católica. No decorrer da história da educação no Brasil, o ER passou por algumas modificações até o último desfecho que se deu com a Lei de nº 9.475, sancionada no dia 22 de julho de 1997, que coloca o ER como disciplina normal, não atendendo a formas proselitistas, porém de matrícula facultativa e limitada ao Ensino Fundamental. Os PCNs de ER são divididos em cinco eixos, dos quais o Ethos é o foco principal neste trabalho, primando pela formação de valores que visem o reflexo de uma convivência humana embasada no respeito e na tolerância, entendendo que a diferença religiosa, nos seus diversos segmentos, representa uma dimensão de riqueza que deve gerar um ambiente saudável, em especial o escolar, primando pela formação da cidadania e do direito de poder manifestar sua opção religiosa, buscando contribuir para a construção de um Ethos que dê abertura ao transcendente nas mais diversas formas.

Dia 2 de abril às 10h
No anfiteatro do 3º andar do bloco G4

Banca examinadora:
Prof. Dr. Luiz Alencar Libório (UNICAP - Orientador)
Prof. Dr. Junot Cornélio Matos (UFPE - Avaliador externo)
Prof. Dr. Antonio Raimundo Sousa Mota (UNICAP - Avaliador interno)

3 comentários:

  1. Olá Zé. Você é o cara. Tentei chegar para sua defesa. Mais torci muito. Com sua visão e experiência na área creio que contribuirá muito com sua DISSERTAÇÃO. ABRAÇO.

    SOARES.

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  2. Bom dia José, fiquei encantada com a sua dissertação, e gostaria de ler o texto completo, conhecer os passos da sua pesquisa... as fontes que você bebeu... Ela está publicada na íntegra? Como faço para ter acesso?
    Obrigada
    Edalza Helena

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    Respostas
    1. Olá,
      a dissertação de José Roberto pode ser baixada daqui:
      http://www.unicap.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=751
      boa leitura!

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